As frutas estão presentes em diferentes culturas como símbolos de boa sorte. As romãs, na Grécia, representam prosperidade. Frutas cristalizadas, muito utilizadas nas receitas natalinas, são associadas à fertilidade em países como a Alemanha e outros da Europa. Além das simbologias que essas frutinhas carregam, é inegável que elas dão um toque especial ao menu das festas de fim de ano. Que tal conhecer as frutas e oleaginosas mais queridas do Natal e Ano Novo e se inspirar nas receitas dos Experts e Chefs Zona Sul?
Aqui você vai ver:
Uvas
As uvas são rainhas quando o assunto são símbolos. No cristianismo, as uvas e videiras representam crescimento espiritual, aliança com o divino e, quando transformadas em vinho, representam sacrifício. Em diversos países, as uvas são personagens principais em ritos e simpatias de boa sorte. Em Portugal, Espanha e México, existe a lenda de que comer 12 uvas à meia-noite do último dia do ano traz sorte para cada mês do ano novo.
A uva, além de compor a cesta de frutas na mesa da ceia, também é matéria-prima dos vinhos e espumantes que harmonizam com o momento especial do brinde. Aproveite para descobrir como combinar os vinhos e espumantes com receitas típicas de fim de ano.
Experimente servir uvas congeladas, que funcionam bem como uma sobremesa natural para dias quentes. Dica da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu.
Uvas passas
Há quem até se esqueça de que uvas passas na realidade são uvas desidratadas, devido à diferença de sabor da versão sem água para a versão in natura. As indefesas uvinhas desidratadas costumam ter fãs e “haters” bem efusivos e há quem ame (ou odeie) a presença dos ingredientes em pratos como arroz, salpicão e farofa, clássicos acompanhamentos dos pratos de fim de ano. Isso sem falar do tradicional panettone.
Se você é um apaixonado por passas, por fazer um pudim de panetone, receita da Chef Zona Sul Thays Costa. Mas se for daqueles que não consegue nem pensar nas uvas passas, pode substituir o ingrediente por oleaginosas e frutas secas. Confira:
Cerejas
As cerejas são uma decoração natalina natural para a mesa. Vermelhas e brilhantes, as saborosas frutinhas de sabor adocicado vão bem com sobremesas, como cheesecake de frutas vermelhas e finalização de tortas, bolos ou pudins.
O Chile é um dos maiores produtores mundiais de cerejas e a colheita acontece de novembro a fevereiro. Entre as variedades de cerejas chilenas estão: Bing, Sweet heart, Lapins, Rainier, Santina, entre outras.
A cereja do bolo
As cerejas em conserva, conhecidas como cerejas ao marrasquino, são bem procuradas quando o assunto são tortas e bolos. No entanto, não confunda cerejas em calda com as cerecelas, aqueles confeitos em formato de cerejas popularmente conhecidos como “chuchurejas”.
Para brindes mais elegantes, a cereja combina perfeitamente com o suave perlage dos espumantes e é protagonista em drinks como o Kir Royal, que combina espumante com creme de cassis. Aprenda a preparar o seu coquetel com o mixologista Zona Sul Claudio Adriano.
Experimente os espumantes ODE, exclusivos Zona Sul para o carioca de coração!
Pêssegos
Os pêssegos são frutas versáteis nas festas de fim de ano. Podem ser consumidos in natura, em calda, como acompanhamento de pratos salgados como aves e suínos, e ainda como ingrediente em coquetéis, batidas e smoothies.
No Brasil, os pêssegos são cultivados principalmente nas regiões sul e sudeste, com período de colheita entre novembro e janeiro, o que explica porque os pêssegos costumam “brilhar” tanto no mês do Natal.
Bruschettas e canapés com pêssegos também são ótimas opções de antepastos. Combinam com queijos, tipo ricota, gorgonzola, cream cheese e mascarpone. Na montagem, pode ser utilizado presunto de parma e ervas como tomilho, dill e manjericão. Para finalizar, mel ou vinagre balsâmico.
Ameixas
As frutas in natura são adocicadas e, por vezes, têm um suave “azedinho” que confere um toque especial a receitas doces e salgadas. Vão bem em saladas, assados e grelhados.
Assim como as uvas, as ameixas também são famosas pela sua versão desidratada, conhecidas como ameixas secas, as quais têm um dulçor bem marcante, e costumam ser usadas em substituição ao açúcar em receitas fit. Ameixas secas em calda são muito utilizadas em sobremesas como manjar, pudim ou recheios de bolo.
Para fugir do óbvio no Natal, que tal fazer pudim de queijo com calda de ameixa (aprenda a preparar aqui) ou essa sobremesa da Expert Lorena Abreu, que une vinho, ameixa e sorvete de creme em uma receita deliciosa?
Receita: ameixa com calda de vinho e sorvete de creme
Ingredientes
- 4 ameixas vermelhas ou pretas, cortadas ao meio e sem caroço
- 3 colheres de sopa manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa açúcar mascavo
- 1/2 xícara de vinho tinto de sua preferência
- Pitada de sal ou flor de sal
- Pitada de canela em pó — opcional
Ingredientes para finalizar
- Sorvete de creme Gelad
- Farofinha de biscoito de coco sem glúten ou maisena (sugestão: marca Mãe Terra)
Modo de preparo
- Aqueça uma frigideira em fogo médio. Adicione a manteiga e deixe derreter. Assim que começar a levantar fervura e a espuma começar a sumir, junte o açúcar mascavo até incorporar e leve ao fogo baixo.
- Adicione as ameixas à frigideira, com o lado cortado voltado para baixo e com espaçamento uniforme. Abaixe o fogo, se necessário, para manter o fogo baixo. Cozinhe por 4 a 6 minutos, até que as ameixas estejam ligeiramente amolecidas (você pode mexer um pouco as ameixas na panela, se necessário, para evitar que grudem). Retire as ameixas da panela e reserve-as em um prato ou em tigelas individuais.
- Reduza a panela para fogo baixo ou médio e despeje lentamente o vinho tinto, até incorporar. Deixe o molho ferver lentamente por 2 a 4 minutos até reduzir ligeiramente.
- Retire do fogo. O molho engrossará um pouco enquanto esfria.
- Adicione ameixas em tigelas individuais, cubra as ameixas com bolas de sorvete. Despeje o molho de vinho que reduziu e esfriou em cima da ameixa e do sorvete.
- Decore com biscoitos esfarelados e triturados. Sirva em seguida.
Damascos
Será que você se lembra da aparência de um damasco in natura? Os damascos são ainda mais conhecidos pela sua versão desidratada do que as ameixas e as uvas. Devido ao seu sabor adocicado com leve acidez, o damasco seco tem aquela “presença” requisitada pelos pratos da ceia.
Os damascos são perfeitos para compor tábuas de queijos e frios e receitas com queijo brie, como folhados e quiches.
Aprenda a preparar um cheesecake com brie, damasco e mel com a Chef Zona Sul Thays Costa:
Oleaginosas
Nozes, castanhas, amêndoas, pistaches e avelãs são oleaginosas, famosas por serem ricas em gorduras saudáveis e antioxidantes. São ótimos snacks, garantindo a saciedade com saúde.
As oleaginosas estão presentes em quase toda receita de Natal e Ano Novo, dos pratos salgados às sobremesas. Basta escolher o fruto certo para a sua receita.
Para aproveitar ao máximo o sabor das oleaginosas em entradinhas incríveis, siga a dica da Expert Lorena Abreu combinando-as com tâmaras, outra frutinha que é bem típica nas festividades natalinas em países do Oriente Médio, Europa e América do Norte.
Receita: tâmaras recheadas
Ingredientes (para servir 10 pessoas)
- 20 tâmaras medjool sem caroço (fazer 4 unidades de cada combinação)
Prepare as tâmaras recheadas conforme as combinações, coloque em um prato grande e sirva em seguida.
- Combinação 1: 2 morangos médios cortados ao meio 100g de chocolate 70% em barra derretido Castanha de caju granulada para finalizar
- Combinação 2: 50g de pasta de amendoim sem açúcar, 5 castanhas-do-Pará inteiras, coco seco ralado sem açúcar para finalizar.
- Combinação 3: 50g de queijo gorgonzola, 30g de cramberry seco picado, 5 unidades de nozes e folhas de tomilho para finalizar.
- Combinação 4: 50g de cream cheese, sementes de romã, pistache triturado, fio de mel para finalizar e folhas de endro para decorar.
Marcas que só tem no Zona Sul
Para garantir as frutas mais fresquinhas para a sua ceia, nada melhor o que contar com o hortifruti Zona Sul! Além da qualidade de frutas selecionadas, você ainda encontra opções de orgânicos Bio Vida e de pequenos produtores, da linha Cariorta. E para completar suas receitas, frutas secas e oleaginosas Frutoro, exclusividade Zona Sul!
Esses e muito mais ingredientes você encontra no supermercado mais amado do Rio, que conta com mais de 25 maras próprias, produzidas especialmente para o carioca de coração, como queijos e laticínios, mel, chocolates, cafés, espumantes, frios, entre outros.
Com essas delícias exclusivas da Zona Sul, sua ceia será inesquecível e cheia de sabor!