O Ano Novo está chegando e é hora de “bebemorar”! Abrir um espumante ou um vinho especial tem um significado simbólico importante para várias culturas. E para o carioca de coração, brindar com os amigos e familiares é sinônimo de celebrar as conquistas e vislumbrar novos horizontes. Para honrar esse gostoso costume, o Expert Dionísio Chaves indica rótulos que vão deixar as suas festas de fim de ano ainda mais especiais. Confira!

Aqui você vai ver:

Espumantes para celebrar e apreciar

Para o fim do ano, o Expert Dionísio Chaves selecionou alguns rótulos nacionais e internacionais que tem se destacado entre os enófilos. Confira:

Espumantes para o fim de ano por Dionísio Chaves.

Brasileiros

  • Casa Perini: vinícola localizada na Serra Gaúcha que produz rótulos variados com técnicas de inovação;
  • Cristófoli: a família Cristófoli produz espumantes elegantes, leves e fáceis de beber;
  • Cave Geisse: considerado pelo Expert o melhor espumante produzido no país.
  • Espumantes ODE: uma novidade exclusiva Zona Sul para os apaixonados por espumantes Brut.

Importados

  • Freixenet: espanhol com variedades carta branca (mais leve) e carta negra (mais estruturado);
  • Louis Bourgon: produzido na Borgonha (França);
  • Veuve Cliquot: um champagne perfeito para comemorar em alto estilo, com uma lindíssima embalagem.

Saiba mais sobre o espumante

O espumante é, tecnicamente, um vinho branco ou rosé que passa por uma segunda fermentação, o que confere à bebida uma efervescência diferenciada, conhecida como perlage. Essas borbulhas conferem ao espumante uma elegância que culturalmente é associada aos momentos de celebração.

As taças do tipo flûte, aquelas com a haste mais comprida e bojo alto e fino são as mais indicadas para a preservação do perlage e da temperatura da bebida. E além de serem funcionais, conferem um charme especial ao brinde.

Além da taça flûte, portanto, um copo bojudo funciona muito bem para os espumantes mais curados ou complexos, pois favorece as características aromáticas da bebida.

vinho branco zona sul rodrigo azevedo perlage taça flute

Taças do tipo flûte são as mais famosas para servir espumante, pois preservam o perlage.

Foto: Rodrigo Azevedo / Zona Sul.

A efervescência do espumante também é famosa por fazer a rolha “estourar” no momento de abrir a garrafa. Mas se você quiser aproveitar cada gole da sua bebida sem perder nada, a dica é abrir com jeitinho, como indica o Expert. Veja o passo a passo para não ter medo de abrir sua garrafa:

Como abrir seu espumante por Dionísio Chaves.

Todo espumante deve ser servido em temperaturas baixas, que variam entre 6 e 8ºC, salvo algumas exceções mais encorpadas, que ainda assim devem ser servidas geladas. Por isso eles são os queridinhos quando o clima está quente.

Tipos de espumante

Quanto à doçura, os do tipo Nature, Extra Brut e Brut possuem menos açúcar residual, enquanto os mais doces são os do tipo Moscatel ou Doux, que costumam harmonizar muito bem com sobremesas.

No caso da ceia de Natal e Ano Novo, os mais doces são perfeitos para harmonizar com as tradicionais frutas como as cerejas, ameixas e pêssegos, os clássicos panettones e os chocolates. Já os brut vão bem com as entradinhas como canapés e carpaccios, principalmente as que levam queijos leves e peixes ou frutos do mar.

“Lembrando que todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é champagne. Só pode ser chamado assim o espumante produzido na região de Champagne, na França.”

Expert Zona Sul em Vinhos Dionísio Chaves

Os espumantes também podem dar origem a drinks bem famosos como o Aperol Spritz, o Clericot, o delicado Kir Royale, entre outros que você encontra no Bar do Rio. Aproveite para aprender a preparar cada um deles com o Mixologista Zona Sul Claudio Adriano.

Receita de petisco com espumante

Você sabia que é possível preparar uma receita deliciosa de petisco utilizando espumante? O creme de burrata com espumante Casa Perini, autoria do Expert em Queijos André Guedes, vai surpreender os seus sentidos. Confira:

Vinhos para o fim de ano

O fim de ano também conta com certos pratos típicos que são presença certa na ceia, como as receitas com bacalhau, as aves bem servidas com acompanhamentos como farofa ou arroz, e os suínos como tender ou a italiana porchetta. Por fim, as sobremesas, como a torta de Natal por Dominique Guerin, também merece uma taça de vinho para acompanhar.

Para cada momento, o Expert em Vinhos Dionísio Chaves preparou uma seleção que, além de combinarem com sua ceia, são uma ótima opção para dar de presente para aquele amigo ou familiar que aprecia uma boa bebida.

Vinhos para as festas de fim de ano por Dionísio Chaves.

Rosé Cuvée Presqu’Ile Cotês de Provence

Rosé Cuvée Presqu’Ile Cotês de Provence: rosé feito com uvas típicas da região, perfeito para o calor e para acompanhar saladas e entradas, até mesmo pratos frios como o salpicão ou a caponata de shitake, que você pode encomendar para sua ceia.

Vinho tinto Chileno Cabernet Sauvignon 347

O tinto Chileno 347 é um Cabernet Sauvignon proveniente da De Martino, eleita vinícola do ano pelo guia Descorchados. Vai bem com carnes vermelhas e com carnes suínas como a porchetta.

Vinho tinto chileno Cabernet Franc Galantas Haras de Pirque

Um Gran Reserva da vinícola Haras de Pirque potente e com profundidade de boca, perfeito para queijos fortes e carnes, como a braciola do Chef Zona Sul Leo Salgueiro, que você pode aprender a fazer em casa. Elegante e com taninos finos.

Vinho tinto chileno Montes Reserva Malbec

Um tinto chileno do Vale do Colchágua que também se destaca pelas uvas Malbec, mais famosas na Argentina. Indicado para carnes como picanha, bife de chorizo ou ancho, para os que adoram pratos com carne vermelha para celebrar a virada de ano, como o aclamado churrasco com os amigos.

Vinho tinto espanhol Pago Del Vicario

O vinho tinto Pago Del Vicario é um blend das uvas Grenache, Merlot, Petit Verdot e Tempranillo envelhecido 6 meses em barrica, de muito bom equilíbrio. Combina com diferentes carnes, das mais leves às mais gordurosas, indicado também para acompanhar os pratos com aves e até mesmo os os preparados com bacalhau.

“O paladar é fresco, frutado e com taninos sedosos. Tem um final de boca meio macio, que convida a continuar bebendo.”

Expert em Vinhos Dionísio Chaves

Vinho Branco Pago de Vicario Tempranillo

O Pago de Vicario branco é um vinho branco de corpo leve feito com a uva tinta Tempranillo, ótimo para harmonizar com entradas e pratos principais com peixes, mas não muito com o bacalhau, que vai bem com os brancos mais estruturados e menos frutados.

Experimente com a receita do Expert Stanislas Brito: folhado do mar façon Cassolete, com vieiras e camarões, que você pode aprender a fazer baixando o e-book de Receitas de Natal.

Tinto Château Mareil Bordeaux Cru Bourgeois

O vinho tinto francês Château Mareil é um bordeaux complexo longo que combina perfeitamente com pernil de cordeiro. O blend conhecido como Bordeaux é conhecido também como corte bordalês, que mistura as castas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

Já escolheu o seu preferido? Na dúvida, peça todos pelos canais digitais Zona Sul ou faça sua visita na loja mais perto de você!