Natal é época de presentear. Mas nem todo presente precisa de caixa e laço de fita. Alguns são servidos em pratos e apreciados em família. Cozinhar é um ato de afeto e, nas festas de fim de ano, muita gente ama dedicar seu tempo ao preparo dos pratos da ceia. Se esse é o seu caso, que tal se inspirar nas receitas dos Experts e Chefs Zona Sul? Todas elas foram especialmente elaboradas para os cariocas de coração reproduzirem em casa, a fim de deixar a ceia de Natal com o gostoso sabor de cada história.

“Um bom cozinheiro é uma pessoa que precisa ser generosa!”

Expert Zona Sul Christophe Lidy

Aqui você vai ver:

Entradas com queijo

Para receber a família e os amigos antes da ceia e colocar o papo em dia, nada melhor do que temperar esse momento com um gostoso antepasto. Por isso, o Expert André Guedes compartilha algumas dicas de pastinhas e canapés com queijos para começar a celebração com muito sabor:

Creme de burrata com espumante

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque no processador o espumante e uma burrata e bata por 10 segundos.
  2. Adicione a segunda burrata e deixe bater por mais 15 segundos (não mais para não virar manteiga).
  3. Sirva com torradas ou fatias finas de rustiguette e espumante brut Perini.

Canapé de cottage com cenoura e peito de peru

Ingredientes

  • 2 cenouras médias
  • 100g de peito de peru fatiado
  • 2 potes de cottage Da Matina

Modo de preparo

  1. Coloque o cottage em um bowl, junte as 2 duas cenouras cozidas al dente com água e sal e o peito de peru fatiado cortado em titinhas finas. Misture bem.
  2. Com uma colher coloque sobre as fatias finas de pão de fermentação natural e um toque de azeite fresco frutado. Super leve e saboroso!

Salada natalina

Acompanhando o clima bem carioca, o Expert Zona Sul Stanislas Brito apresenta uma salada natalina super refrescante com cuscuz, romã, camarão, vieira, damasco e um toque especial de milho baby, com o toque especial do açafrão e da flor comestível!

Salada Natalina por Stanislas Brito.

Pernil de cordeiro (Gigot de 7 horas)

Para o prato principal, as carnes e os peixes costumam ser as estrelas da festa. E o pernil de cordeiro é um prato com ares de requinte, que impressiona pela sua imponência e sabor.

Mas não se impressione com o nome, pois o preparo do gigot d’agneau é mais fácil do que parece. O longo tempo no forno (7 horas) garante a maciez da carne, que fica “desmanchando”.

O refogado de legumes, conhecido como mirepoix, acompanha a carne durante seu cozimento, com o aroma do tomilho e do bouquet Garni. Aperte o play e confira:

Gigot de 7 horas por Christophe Lidy.

Lentilha beluga com couve-flor

Uma leguminosa “parente” do feijão e do grão-de-bico, a lentilha é uma importante fonte de proteína vegetal, vitaminas, cálcio e ferro, de alto valor alimentício e poucas calorias.

Entre os tipos mais conhecidos de lentilhas, está a lentilha castanha ou marrom, a mais popular no Brasil. Outras lentilhas também são famosas na gastronomia, como as verdes, vermelhas e a francesa lentilha beluga, de cor preta e formato arredondado conhecida como “caviar vegetal”. Ela é muito apreciada pelos chefs na Europa pela sua cor marcante e pelo seu sabor delicado que pode lembrar o avelã ou a castanha portuguesa.

Surpreenda seus convidados com essa iguaria francesa preparando a receita do Expert Christophe Lidy: lentilha beluga com creme de couve-flor, com o toque do vinagre balsâmico.

Lentilha beluga com couve-flor por Christophe Lidy.

Lasanha de pupunha com bacalhau

Para os que querem fugir das receitas tradicionais com bacalhau como a bacalhoada, o Expert em Peixes e Frutos do Mar Carlos Ohata indica a lasanha de pupunha com bacalhau.

A massa de lasanha Golden Palm é feita com palmito cultivado de pupunha de e manejo sustentável. O corte fatiado do palmito permite a preparação da lasanha em substituição à massa fresca ou de grano duro, ideal para os adeptos da dieta com restrição de glúten.

Lasanha de pupunha com bacalhau por Carlos Ohata.

Rabanada assada

Natal sem rabanadas é como queijo sem goiabada. Mas para quem procura uma versão mais “fit”, a Expert Lorena Abreu ensina a preparar rabanadas assadas que rendem 15 suculentas fatias, com menos açúcar e com ingredientes “zero”.

Já que sua rabanada será mais “leve”, que tal compensar com uma bola de sorvete de creme Gelad? A combinação vai muito bem e, se quiser escolher uma bebida para harmonizar com a sobremesa, nada melhor que cervejas mais escuras e carregadas de aromas e sabores torrados e tostados, como Stout, Imperial Stout e Barley Wine.

Ingredientes

  • 15 fatias de pão de rabanada Zona Sul
  • 2 potes de leite condensado zero Vitao
  • 500ml de leite de coco Copra
  • 4 ovos Happy Eggs
  • Gotinhas de baunilha
  • Canela em pó a gosto
  • Açúcar demerara para empanar
  • Papel manteiga

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 230ºC
  2. Em uma tigela, bata os ovos com a ajuda de um fouet até ficarem encorpados. Depois, acrescente o leite de coco, leite condensado, gotinhas de baunilha e misture bem até encorpar. Passe a fatia de rabanada nessa mistura e depois na mistura de açúcar com canela. 
  3. Pegue uma travessa e forre com papel manteiga. Acomode as rabanadas sem deixar uma em cima da outra (faça outras fornadas caso necessário) e asse de 10 a 15 min, deixando a rabanada crocante por fora e macia por dentro.

Vinhos para o Natal

Para harmonizar com as receitas, o Expert em Vinhos Dionísio Chaves preparou uma seleção de rótulos que combinam com os pratos da sua ceia e podem ser uma incrível opção para dar de presente para aquele amigo ou familiar que aprecia uma boa bebida.

Vinhos para harmonizar com a ceia por Dionísio Chaves.

Baixe o e-book de Receitas de Natal

Para deixar o seu ainda Natal ainda mais gostoso e repleto de opções gastronômicas, baixe o e-book Receitas de Coração, que conta com mais de 20 receitas salgadas e doces dos Experts e Chefs Zona Sul. Você encontra quitutes como cheesecake de brie com damasco, panetone salgado, rosca natalina, harumaki de bacalhau, peru bolinha com laranja, folhados e muito mais.