Chegou a hora do almoço e, no céu, o sol brilha para cada morador da cidade do Rio de Janeiro. Já viveu essa sensação? Sem dúvidas, a vontade de se alimentar com um prato refrescante é maior do que o desejo de comer uma feijoada. Mas se você descarta a possibilidade de uma refrescante saladinha por achar que todas são iguais, chegou a hora de conferir as receitas bem tropicais da Expert Lorena Abreu, preparar molhos diferentes e usar até mesmo as frutas a seu favor.
Aqui você vai ver:
- O benefícios das saladas na alimentação
- Receitas de saladas por Lorena Abreu
- Como conservar os seus alimentos
- Invista em orgânicos
Lorena Abreu é Expert Zona Sul em Cozinha Saudável.
O benefícios das saladas na alimentação
Quem deseja ter uma vida saudável deve manter alguns hábitos, como se hidratar bem, realizar atividades físicas e ter um cuidado especial com a alimentação. O cardápio do dia a dia deve ser equilibrado, e os principais grupos de alimentos essenciais para uma dieta balanceada, conforme o Ministério da Saúde, são:
- Frutas e vegetais: nas mais variadas formas de consumo, lembrando que o consumo in natura é o que mais preserva os nutrientes. Para isso, é importante realizar a sanitização adequada.
- Cereais e grãos: são fontes de carboidratos complexos e fibras, como quinoa, aveia, cevada, arroz integral, etc.
- Proteínas: estão presentes em leguminosas, sementes, ovos, peixes e carnes. No entanto, é importante estar atento às diferenças entre proteína vegetal e animal.
- Laticínios: leite, queijo e iogurte são repletos de cálcio e vitamina D. Porém, para intolerantes à lactose ou alérgicos à caseína (proteína do leite de vaca A1), há alternativas lacfree ou plant-based.
- Gorduras saudáveis: são as gorduras “boas”, os ácidos graxos monoinsaturados. Estão presentes no azeite extravirgem, abacate, peixes mais gordurosos e oleaginosas, como amêndoas, nozes, etc.
Pode parecer complicado pensar em como inserir grande parte desses alimentos no cardápio diário. Mas uma forma de aproveitar vários ingredientes em uma refeição é por meio das saladas. E vamos combinar que uma salada fresquinha vai bem no calor do verão carioca.
Receitas de saladas por Lorena Abreu
Para quem pensava que as saladas eram todas iguais, a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu prova que é possível fazer as mais diversas combinações de folhas, ervas frescas, molhos saudáveis, temperos e hortaliças, utilizando até mesmo frutas exóticas. Escolha qual receita vai refrescar seu dia e inclua mais cores no seu prato!
Experimente preparar suas saladas com frutas e verduras da estação. Além de serem mais baratas, elas são mais nutritivas na época da safra.
Fonte: Ministério da Saúde
Ademais, lembre-se de realizar a higienização correta dos seus alimentos. No caso de legumes ou frutas que serão consumidos sem casca, basta lavar em água corrente. Se forem consumidos com casca, ou no caso de verduras, deixe de molho em solução de hipoclorito de sódio por 10 minutos e depois enxágue. Você também pode utilizar as pastilhas Clorin, destinadas especificamente à sanitização de alimentos.
Salada de tomates com sorvete de manjericão e balsâmico
Para você, tomate é fruta ou legume? A polêmica está lançada!
Independentemente da classificação dos tomates, o importante é saber como transformar a grande variedade de tipos disponíveis em uma salada deliciosa e colorida. O toque especial fica por conta do aceto balsâmico e da finalização com sorvete de manjericão, sugestão do Expert em Gastronomia Christophe Lidy.
Aperte o play e confira esse resultado incrível:
Salada cremosa de jambo com pepino
Ingredientes
- 2 jambos sem caroço, cortados em fatias ou rodelas finas
- 100 g de pepino japonês fatiado em rodelas
- 1/2 xícara de iogurte grego sem sabor
- 1 dente de alho ralado
- Sumo e raspas de 1 limão-siciliano
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Folhas de dill e hortelã a gosto
- Fio de azeite extra virgem
Modo de Preparo
- Em uma tigela, junte todos os ingredientes.
- Misture bem, prove e ajuste os sabores, se necessário.
Salada refrescante de cítricos e abacate
Ingredientes
- 1/2 abacate maduro ou 2 avocados maduros, ou 1 manga madura, cortada em cubos
- 1 grapefruit, cortada em cubos (sem casca, sem sementes e sem fiapos)
- 1 laranja Bahia, cortada em cubos (sem casca, sem sementes e sem fiapos)
- 10 unidades de tomate-cereja, cortadas ao meio
- Suco de 2 limões Tahiti
- 100 g de cebola roxa, cortada em cubos
- 1/2 maço de coentro, picadinho
- 1/2 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picadinha
- Fio de azeite extra virgem
- Sal a gosto
- Para finalizar: milho crocante aperitivo Frutoro ou nacho tipo Garytos
Modo de Preparo
- Em uma tigela, junte todos os ingredientes.
- Misture bem, prove e ajuste os sabores.
- Finalize com o milho crocante e sirva.
Salada grega com melões
Ingredientes (serve 4 pessoas)
- 1 xícara de melão orange, cortado em cubos
- 1/2 xícara de tomate-cereja, cortado ao meio
- 1/2 pepino japonês, cortado em cubos
- 1/2 cebola roxa, fatiada finamente (coloque as cebolas na água com gelo por 20 minutos antes de montar a salada)
- 1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço, fatiadas
- 1/2 xícara de folhas de hortelã, rasgadas grosseiramente
- 1/2 xícara de salsinha, picadinha
- Sumo e raspas de 1 e 1/2 limão-siciliano
- Orégano seco a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite extra virgem a gosto
- 1 xícara de queijo feta ou ricota fresca, esfarelada, para finalizar
Modo de preparo
- Escorra as cebolas e seque bem.
- Em uma tigela, misture todos os ingredientes, prove e ajuste o sabor.
- Finalize com o queijo esfarelado e misture delicadamente.
- Sirva em seguida.
Salada roxa do Oriente Médio com pitaya
A pitaya, também chamada de “fruta-do-dragão” devido ao seu visual exótico, é uma fruta típica das regiões tropicais e subtropicais das Américas e sua época de colheita se dá entre dezembro e maio. Ou seja, no verão você pode ter sempre pitayas frescas para utilizar nas mais variadas receitas, incluindo saladas, como a salada roxa de beterrabas do Oriente Médio, que ganha o toque tropical da pitaya.
Confira a receita completa de salada roxa com pitaya.
Como conservar os seus alimentos
Para garantir suas saladas sempre frescas, saber como conservar os alimentos faz toda a diferença. Em primeiro lugar, procure comprar a quantidade necessária para evitar desperdícios. Caso sobrem frutas e hortaliças, você pode armazená-las em embalagens limpas para evitar que fiquem murchas (perda de água) e corram risco de contaminação.
“Aproximadamente 37% das doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro das casas e um dos motivos para isso é o armazenamento incorreto dos alimentos.”
Fonte: Centro de Pesquisas em Alimentos (FoRC — Food Research Center)
Para as verduras, algumas sacolas específicas ajudam a conservar a textura, por possuírem pequenas perfurações para o controle da umidade. No caso de conservar em potes fechados, a dica é lavar bem as folhas, secá-las e intercalar as folhas com papel toalha na hora de guardar no pote.
No caso de guardar verduras ou legumes no freezer, é possível também realizar o branqueamento, a imersão rápida em água quente e logo após, em água fria com gelo, preservando cores e textura. Para armazenar, é necessário secar as verduras completamente para poder armazenar em recipientes adequados.
Invista em orgânicos
Para uma alimentação ainda mais saudável e nutritiva, escolha alimentos orgânicos. Além de não conterem agrotóxicos, os alimentos orgânicos apresentam nutrientes mais concentrados, o que pode até mesmo impactar no sabor.
Mas para garantir que você está comprando um produto verdadeiramente orgânico, verifique se ele possui o selo SisOrg, que certifica sua conformidade com o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.
Para garantir produtos frescos e selecionados, conte com o Zona Sul para levar conforto e segurança até você. Você pode escolher produtos frescos diretamente nas lojas ou deixar a equipe carioca de coração fazer a seleção com todo o carinho através do hortifruti online. Faça seu pedido e leve mais saúde para sua mesa!