Crua, cozida, assada, doce, salgada, crocante ou cremosa. A beterraba tem o poder de se transformar em qualquer receita. Mas se você é daqueles que costuma fazer cara feia para a hortaliça, é hora de conhecer formas diferentes de aproveitar esse colorido alimento no seu cotidiano. Coloque mais cor na sua vida e conheça as mil faces da beterraba!

Aqui você vai ver:

O dossiê da beterraba

A beterraba é uma hortaliça originária da Europa. Versátil, pode ser consumida crua, cozida, em preparos salgados, doces e até mesmo em sucos.

Comumente chamada de “raiz”, a beterraba é, tecnicamente, uma porção do caule da hortaliça, diferentemente da cenoura e mandioca, por exemplo, que são raízes (fonte: Embrapa). Todavia, ela costuma ser classificada como uma raiz tuberosa por muitos e pode ser encontrada na mesma seção das suas “parentes” no setor de hortifruti.

A beterraba faz parte da família Quenopodiácea, assim como a acelga e o espinafre verdadeiro.

Fonte: Embrapa.

Existem 3 tipos de beterraba: a utilizada para a produção de açúcar, principalmente na Europa; a forrageira, usada para alimentação animal; e a produzida para ser consumida como hortaliça, mais popular no Brasil.

Afinal, a beterraba é rica em ferro?

Nutricionalmente poderosa, a beterraba é rica em fibras e minerais como o potássio, zinco e manganês. Por outro lado, muitos pensam que a beterraba é rica em ferro e costumam cozinhar a beterraba junto com o feijão. No entanto, a beterraba por si só oferece uma baixíssima dose desse mineral e pode até atrapalhar no “potencial” do feijão quando cozida junto com a leguminosa.

Isso porque possui um antingrediente chamado “oxalato”, que dificulta na absorção do ferro pelo organismo. Para reduzir a quantidade de oxalato da beterraba, o ideal é escaldar ou cozinhar a hortaliça em água quente, mas nunca junto do feijão.

No entanto, nada de banir a beterraba da dieta: ela é altamente nutritiva e deve fazer parte do seu dia a dia. Apenas cozinhe feijão e beterraba separadamente e mantenha “cada um no seu quadrado”.

Mito: cozinhar a beterraba no feijão não aumenta a quantidade de ferro presente na comida.

Quer potencializar a absorção de ferro? Sabe o costume de consumir uma laranja na feijoada? A vitamina C auxilia na absorção do ferro pelo organismo! E para inserir ainda mais ferro na sua alimentação, aposte no feijão, nos vegetais de tonalidade verde escura como couve e espinafre e na carne vermelha.

E se quiser caprichar no bronze durante o verão, aposte na beterraba: ela é rica em carotenoides, que ajudam na produção da melanina, o que confere à pele a famosa “cor de verão”. Mas não se esqueça do protetor solar!

Como consumir beterraba

Ao escolher sua beterraba, prefira aquelas cujo caule não esteja tão repleto de folhas, pois as raízes muito grandes podem ter sido colhidas tardiamente, apresentando-se mais fibrosas (fonte: Embrapa).

Falando em folhas, elas podem ser utilizadas em inúmeras receitas e ficam uma delícia em saladas ou refogadas para utilização em sopas, omeletes e farofa.

As beterrabas in natura mantêm todos os seus nutrientes preservados e podem ser facilmente raladas, assim como a cenoura. Já no preparo de pratos cozidos, dê preferência ao cozimento da beterraba com casca, para que não perca a vivacidade da sua cor nem seus nutrientes.

Para isso, lave sua beterraba em água corrente, coloque em uma panela e cubra com água. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos e verifique a sua textura espetando um garfo. É comum o uso da panela de pressão para a mesma finalidade. Faça o mesmo processo mas deixe por menos tempo.

“Eu sempre coloco água gelada após o cozimento, assim a casca sai bem fácil e a beterraba não perde a cor.”

Chef Zona Sul Vivi Cabral

É possível adquirir beterrabas raladas ou em rodelas para suas receitas com a linha Quasi Pronto, exclusividade Zona Sul para os cariocas de coração. Aderir a uma alimentação saudável no dia a dia não é mais problema para os que sofrem com a falta de tempo!

Beterraba para todas as ocasiões

Com seu sabor levemente adocicado, a beterraba, além de brilhar nos pratos principais e nas saladas, também pode virar petisco e bebida. Confira:

Snack saudável

Para fazer um snack saudável, você pode lavar e sacar sua beterraba, fatiar em rodelas bem fininhas, espalhar em uma assadeira antiaderente, temperar com azeite, sal, especiarias e assar no forno até ficarem crocantes. Se você for do time dos práticos, também pode comprar seu chips prontinho para consumo, natural, sem glúten e sem lactose.

O suco de milhões (de benefícios)

O trio saudável de cenoura, laranja e beterraba é aquela dica infalível para fortalecer a imunidade e caprichar no bronzeado. Você pode extrair o suco das laranjas e bater com os demais ingredientes no liquidificador com bastante gelo, coar e servir ou adquirir o seu suco prontinho Me Bebe na Praia, 100% natural e sem conservantes.

A beterraba, a cenoura e a laranja possuem betacaroteno, substância que estimula a produção de melanina, favorecendo um bronzeado saudável, sem abrir mão do protetor solar.

Saladas com beterraba

Quando se fala em beterraba, as saladas com a hortaliça ralada são bem conhecidas. Mas o leque de variedades de saladas é enorme. Beterrabas nas saladas podem estar presentes cruas ou cozidas, com molhos, com aceto balsâmico, nozes, laranja e muito mais.

As saladas e pratos com beterraba estão sempre passando pelo Salada Bar Zona Sul, com inúmeras combinações. A Expert Lorena Abreu ressalta uma das receitas que faz sucesso sempre: salada refrescante de beterraba assada, grapefruit, pepino, cebola roxa, amêndoas tostadas, limão siciliano, hortelã e azeite. Que tal repetir em casa?

Receitas com beterraba: sabores do mundo

A beterraba está presente na gastronomia de diversos países. No Oriente Médio, por exemplo, é comum o preparo de hummus de grão-de-bico, e versões com vegetais como a beterraba. Já na Alemanha, é fácil encontrar o picles de beterraba em conserva. Na Rússia e países próximos, a sopa de beterraba bem conhecida por lá se chama Borscht e pode ser servida quente ou fria.

Inspire-se nos sabores do mundo e faça você mesmo sua receita com beterraba com os Chefs e Experts Zona Sul:

Salada roxa de beterraba com pitaya do Oriente Médio

Uma salada com cores vivas e sabores marcantes que conta com a presença da pitaya, uma fruta exótica altamente refrescante. Confira a salada roxa da Expert Lorena Abreu, que tem os sabores do oriente.

Ingredientes

  • 1 kg de pitaya rosa cortada em cubinhos
  • 300g de beterraba crua ralada
  • 200g de picles de cebola roxa ou cebola roxa fatiada*
  • 150g de nozes ou amêndoas
  • Azeite extravirgem a gosto
  • Sal marinho a gosto
  • 1 maço de hortelã picadinho
  • 1 maço de coentro picado
  • 1/2 maço de salsinha picada
  • 50 mL de aceto balsâmico
  • 2 limões sicilianos (raspas)
  • 4 colheres de sopa de pimenta síria (tempero)
  • 4 colheres de sopa de Zaatar (tempero)

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture tudo, prove e ajuste os sabores. Sirva em seguida.
  2. *No lugar do picles de cebola roxa, você pode usar cebola roxa fatiada finamente, colocada na água com gelo e açúcar para tirar a acidez. Depois lavar bem e usar.

Sopa de beterraba por Lorena Abreu

A Expert Zona Sul Lorena Abreu confessa que não é muito chegada na beterraba crua. Mas isso não impede de que outras receitas incríveis sejam feitas com esse ingrediente natural. Prova disso é a sopa de beterraba.

Ingredientes

  • 1 + 1/2 beterraba descascada
  • 1/2 cenoura descascada
  • 4 dentes de alho com casca
  • Fio de azeite
  • 1/3 de bloco de tofu
  • Queijo chévre vegano
  • Raspas de limão a gosto
  • Ervas de Provence a gosto
  • Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto
  • Brotos e flores comestíveis

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 210ºC.
  2. Asse a beterraba, cenoura e alho até ficarem macios.
  3. Após, coloque todo no liquidificador, com o tofu, azeite, água quanto quente baste para dar ponto. Bata bem até obter uma textura lisa e homogênea.
  4. Retire, tempere com sal, pimenta e finalize com o queijo, raspas de limão, fio de azeite e decore a gosto! Sirva quentinha.

Hummus de beterraba

O húmus ou homus, é uma pasta cremosa típica do Oriente Médio, geralmente consumida com vegetais ou no pão pita. O principal ingrediente do húmus é o grão-de-bico. Utilizando a hortaliça como ingrediente, o resultado será uma cor vibrante e atrativa. Veja o passo a passo com o Expert em Azeites e Temperos Marcelo Scofano.

Ingredientes

  • 1 vidro de grão de bico em conserva Cidacos
  • 2 beterrabas médias cozidas
  • 120 g tahine (pasta de gergelim)
  • 20 ml água filtrada
  • 80 ml azeite extra virgem arbequina
  • 1 unidade limão siciliano
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa gergelim branco
  • 1 talo de cebolinha picada
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Cozinhe as beterrabas em água até que estejam macias. Reserve.
  2. Escorra o grão de bico, lave bem e reserve.
  3. Em uma tigela pequena emulsione bem o tahine com a água filtrada. Em uma frigideira com um fio de azeite, refogue os dentes de alho picados até que dourem. Reserve.
  4. Em um processador, coloque o tahine emulsionado, o alho refogado no azeite e o restante do azeite, reservando parte para finalizar.
  5. Bata até obter uma mistura homogênea, acrescente a beterraba cozida cortada grosseiramente, o suco de 1 limão e continue a bater bem até homogeneizar totalmente. Corrija o sal.
  6. Polvilhe com um pouco de gergelim, a cebolinha picada, finalize com azeite e sirva acompanhado de torradas de pão pita.

Salada de beterraba com uvas e queijo de cabra

Para os brasileiros, é verão praticamente o ano todo! Por isso, apostar em uma salada geladinha com beterraba, queijo e uvas pode ser uma opção diferente do usual para misturar doce com salgado de um jeitinho irresistível.

Ingredientes

  • 2 beterrabas médias descascadas cortadas em cubos pequenos
  • 1 xícara de aceto balsâmico de boa qualidade
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 200g de uvas verdes sem caroço cortadas em fatias ou ao meio
  • 100g de queijo de cabra tipo boursin ou chèvre, ou ricota esfarelados
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • Raspas de limão siciliano a gosto
  • Pitada de ervas de provance a gosto
  • Folhinhas de tomilho para decorar
  • Fio de azeite extravirgem a gosto
  • 100g de amêndoa natural ou defumada grosseiramente picadas
  • Papel alumínio

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque a beterraba em cubos em uma travessa pequena e junte o sal, pimenta e aceto misturado com o mel. Cubra as beterrabas e misture bem.
  2. Cubra a travessa com o papel alumínio e asse por 20 minutos. Após, retire e reserve.
  3. Montagem: coloque as beterrabas no fundo de uma saladeira, acomode as uvas, esfarele o queijo de cabra, tempere com ervas de provance, sal, pimenta, tomilho, regue com azeite, raspas de siciliano e finalize com as amêndoas grosseiramente picadas.

Para uma alimentação mais saudável

Assim como a beterraba, inserir mais legumes, frutas e verduras no cardápio do dia a dia é essencial para uma melhor qualidade de vida, aliado a outros hábitos saudáveis como o exercício físico e a ingestão de água. Quanto mais colorido o prato, melhor!

É importante que as famílias já adotem desde cedo o costume de uma alimentação balanceada para as crianças, estimulando os lanchinhos saudáveis, a participação de todos na elaboração das receitas e a consciência de que comer bem pode ser muito divertido!

Comer também pode ser lúdico: transforme o momento em algo divertido para a criançada.

Que tal algumas dicas para uma alimentação mais saudável?