O inverno é a estação dos vinhos tintos, certo? Errado! Afinal, os vinhos brancos também combinam com o frio carioca, mesmo quando o menu não tem salada, peixes ou aperitivos. Para isso, basta escolher o vinho branco ideal para pratos mais complexos ou escolher outras alternativas além das já cotadas saladas para combinar com os brancos de maior acidez. Não deixe o seu vinho branco de lado na estação mais fria do ano!

Aqui você vai ver:

Os vinhos de inverno

Quando faz frio em solo carioca, a temperatura não precisa nem baixar muito para todo mundo tirar o casaco do armário. Assim como mudam as vestimentas, os cardápios também começam a transição: aquela panela de fondue começa a ser utilizada, as taças de vinhos brindam mais e os pratos quentes começam a substituir as saladas frias e os sorvetes.

Os vinhos tintos são os preferidos do inverno, mas não precisam ser os únicos.

De fato, quem ama brindar os bons momentos do inverno e busca por vinhos perfeitos para a estação já sabe que deve seguir algumas regras básicas para acertar em cheio, tais como:

  • Vinhos tintos mais encorpados
  • Tintos com taninos mais acentuados
  • Vinhos envelhecidos em madeira
  • Licorosos como vinhos do Porto ou Madeira

No entanto, nem só de tintos é feita uma estação e nem todos os pratos famosos de inverno combinam com tintos. Pensando nisso, o Expert em Vinhos Dionísio Chaves oferece algumas alternativas para você acertar na escolha dos brancos para o clima mais frio. Confira.

Vinhos brancos estruturados

Os vinhos brancos são muito conhecidos pelo frescor e acidez. A ausência de taninos faz deles vinhos versáteis, que não causam adstringência no paladar e, consequentemente, não são aconselháveis para harmonizar com pratos mais gordurosos ou complexos, como carnes vermelhas e molhos condimentados.

Por outro lado, alguns vinhos brancos quando passam pelo processo de envelhecimento em barris de madeira, adquirem textura e complexidade e, com isso, são servidos em temperatura mais alta. Podem combinar com pratos mais complexos, principalmente aves e suínos.

“A madeira é repleta de substâncias capazes de agregar valor à bebida. O vinho absorve alguns aromas da madeira e o processo provoca também uma micro-oxigenação, fazendo com que o vinho sofra uma ligeira evolução aromática e gustativa.”

Expert em Vinhos Dionísio Chaves

Uvas mais encorpadas

Apesar das características gerais dos vinhos brancos, como o frescor e a jovialidade, a escolha da uva para a produção da bebida faz toda a diferença, já que algumas uvas brancas geram vinhos mais encorpados que outros.

A dica para escolher um vinho branco que não seja nem licoroso nem envelhecido para o inverno é apostar em uvas de maior corpo, como Chardonnay, Viognier e Sémillon. Um vinho branco Chardonnay é o par perfeito para um delicioso fondue de queijo, por exemplo.

Por outro lado, cultivares como Viognier, Moscato, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, entre outros, produzem vinhos de corpo mais leve, harmonizando melhor com saladas e queijos leves como queijo de cabra, mozzarella de búfala e boursin.

Vinhos brancos que combinam com queijos mais leves são indispensáveis em uma degustação de tábuas de queijos e frios, uma opção que serve como entrada ou como prato principal, em toda e qualquer estação do ano.

Vinhos licorosos brancos

Os vinhos brancos vão muito além das características de leveza e da acidez popularmente conhecidas. Afinal, no universos dos brancos há ainda os licorosos, chamados “vinhos de sobremesa”. Eles são mais alcoólicos e doces, pois a adição de aguardente vínica faz com que a fermentação seja interrompida, levando a um processo “incompleto” de transformação dos açúcares em álcool pelas leveduras. A técnica faz com que a bebida seja mais doce e a adição de aguardente vínica faz com que o vinho se torna mais alcoólico do que o usual.

Os vinhos brancos licorosos como o vinho do Porto branco, vinho Madeira ou de Jerez devem ser servidos em temperaturas mais baixas que os tintos, entre 10º e 12ºC mas, por serem mais doces e alcoólicos, combinam com frutas secas, queijos e algumas sobremesas mais aveludadas, com cremes e nuts.

Harmonizando seu vinho branco

Cada vinho possui sua característica e pode combinar mais ou menos com certos tipos de pratos. No entanto, em geral, os vinhos brancos mais conhecidos, de corpo leve e consumo imediato combinam com alguns tipos de receitas que vão além daquelas refrescantes de verão. Você pode apostar em harmonizações com:

  • Queijos leves e macios como queijo de cabra, Brie e Camembert, incluindo produções nacionais como o queijo Lua Cheia Serra das Antas. São as primeiras degustações de uma tábua de queijos.
  • Massas com molho branco e molhos à base de queijo. Não tem erro.
  • Fondue de queijo e Chardonnay: um match ideal. O queijo Raclette também é bem vindo.
  • Pratos quentes com peixe também combinam com vinho branco, como moquecas.
  • Pratos à base de vegetais assados ou grelhados, como legumes confit ou espetinhos veganos.
Harmonização com vinho branco. Infográfico Zona Sul.

Vinho além da taça

O vinho, de forma geral, pode ser utilizado para a elaboração de receitas e não apenas para harmonizar com suas refeições. O vinho branco, por exemplo, pode ser utilizado em risottos e molhos para carnes, principalmente a suína.

“Na gastronomia, pode-se utilizar o vinho como ingrediente no preparo de um prato, com o objetivo de dar sabor, untuosidade, aroma ou acidez.”

Chef Zona Sul Beth de Sá

Ao utilizar o vinho em uma receita, deve-se pensar no sabor residual da bebida, uma vez que o vinho terá o álcool reduzido por conta da evaporação. Por isso, cuidado com a quantidade de vinho utilizada: uma colher de sopa talvez não faça diferença, mas vinho demais pode alterar o sabor da comida.

Entre algumas receitas famosas com o uso de vinho como ingrediente estão o molho Madeira, o Coq au Vin, risotto de camarão e uma clássica sobremesa de peras vinho. Aprenda todas essas receitas e surpreenda o seu paladar.

Quer saber mais sobre queijos, vinhos e harmonizações para o seu inverno carioca?

Baixe o catálogo de queijos e vinhos Zona Sul, que conta uma criteriosa seleção feita pelos Experts Dionísio Chaves e André Guedes para uma experiência completa. Baixe o seu catálogo gratuitamente e aproveite o melhor conteúdo com sabor de afeto.