O zimbro, muito conhecido pela sua presença obrigatória no gin, é muito mais versátil do que você possa imaginar. Aromática e com sabor levemente adocicado e amargo, a especiaria oriunda da Ásia é apreciada em marinadas, purês e até mesmo em fermentados, como o tradicional chucrute. Conheça mais sobre o zimbro e aprenda receitas para utilizar o ingrediente no seu dia a dia.
Aqui você vai ver:
O que é o zimbro
O zimbro, também chamado de genebra, genebreiro, junipo, junipero ou zimbrão, é uma planta usada como tempero ou no preparo de óleos extraídos de suas sementes.
De acordo com a publicação da Embrapa, o zimbro (Juniperus chinensis ou J. communis) é uma árvore de pequeno porte originária da Ásia, muito difundida na Europa, cuja madeira tem utilizações diversas. As bagas de zimbro são arredondadas e azuladas, muito apreciadas na indústria de cosméticos e produtos farmacêuticos assim como na produção de bebidas alcoólicas.
Na antiguidade, o zimbro era utilizado com finalidades medicinais diuréticas, anti-inflamatórias e em tratamentos contra mordidas de espécies de animais venenosos.
Gin e zimbro: inseparáveis
Na Europa do século XIII, por exemplo, um destilado à base de zimbro era utilizado pelos holandeses para curar a febre. Durante a guerra de independência em que holandeses e britânicos lutaram lado a lado contra os espanhóis (guerra dos 80 anos), os britânicos conheceram a bebida holandesa chamada de Dutch Courage (coragem holandesa): uma bebida à base de zimbro que passou a ser ingerida pelos soldados britânicos. Era o gin, que começava a conquistar o paladar europeu.
Ao chegar na Inglaterra, o Dutch Courage tornou-se famoso e o gin ganhou grandes proporções de produção na Inglaterra o que, por um lado proporcionou crescimento econômico por conta do surgimento das destilarias, mas por outro, começou a ser acusada de “causadora de problemas”, representada até mesmo em pinturas da época.
A “loucura do gin” em gravura de William Hogarth, batizada de “O Beco do Gim” (Gin Lane), de 1751.
Apesar das modificações da produção do gin com o passar dos anos, uma das características que se manteve inalterada foi a presença do zimbro na sua composição que, de acordo com a legislação, deve ser de, no mínimo, 51%.
Que tal colocar um sabor especial nos seus drinks com o gin londrino que é exclusividade Zona Sul? Confira a linha South Bank:
@zonasulsupermercado #SóTemNoZonaSul é tudo de bom né? Vem saber mais sobre o #gin #SouthBank ♬ som original – Zona Sul
O zimbro na gastronomia
Apesar do zimbro ser muito conhecido como ingrediente do gin e utilizado na coquetelaria junto com especiarias como anis, canela e pimentas, ele pode ser muito bem aproveitado no preparo culinário. Confira como aproveitar o seu zimbro como condimento na gastronomia:
Para temperar carne suína
O Expert em Carnes Jimmy Ogro recomenda o uso de zimbro para o tempero de carne suína. Basta preparar um sal com 10% de zimbro e utilizar como tempero.
Além disso, é possível utilizá-lo em marinadas e purês, devido às suas notas adocicadas e florais.
“Uma carne suína com purê de maçã com zimbro fica especial.”
Expert em Carnes Jimmy Ogro
Shakshuka
Prato típico no Oriente Médio, principalmente em Israel sendo considerada tão popular quanto o falafel, o Shakshuka é feito basicamente com ovos, molho de tomate e com bastante especiarias, incluindo o zimbro.
Aprenda a fazer uma receita fácil de shakshuka com a Expert Lorena Abreu.
Conservas e picles
É indicado também utilizar o zimbro em conservas e fermentados como no picles de pepino, cebola ou cenoura. E para você preparar em casa um delicioso picles artesanal, confira a receita do Expert Jimmy Ogro.
Chef Zona Sul David Eleutério
Aproveite para adicionar seu picles à receita de hambúrguer com queijo raclete, dica do Expert André Guedes.
Receita: picles artesanal de pepino por Jimmy Ogro
Ingredientes
- 1 unidade de pepino
- 500 mL de vinagre claro (cana de açúcar)
- 4 unidades de cravo
- 6 unidades de zimbro
- 1 unidades de anis estrelado
- 8 unidades de pimenta rosa
- 3 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo
- Junte todos os ingredientes, menos o pepino, em uma panela de tamanho média.
- Coloque em fogo alto, deixer cozinhar por 1 ou 2 minutos após levantar fervura.
- Coloque o pepino fatiado em um bowl e cubra com todo o conteúdo da panela e deixe esfriar.
- Pode ser acondicionado em um vidro antigo de conserva e guardado por pelo menos 30 dias.
- Use nas minhas receitas de hambúrguer e no que mais quiser adicionar acidez e textura.
Azeites aromatizados
O zimbro, assim como especiarias como cardamomo, cravo e canela, é perfeito para aromatizar azeites. Marcantes, as especiarias dão um toque diferenciado ao preparo e combinam com carnes e doces.
“Para aromatizar azeites, escolha um extravirgem clássico, de frutado maduro.”
Expert em Azeites e Temperos Marcelo Scofano
No caso do zimbro, ele pode ser adicionado ao azeite aromatizado com laranjas, o que dá um toque cítrico para consumo com sobremesas, como tortas cítricas e sorvetes, enquanto se misturado a pimentas malaguetas, ganha um toque picante para receitas mais condimentadas.
Para aproveitar ao máximo as propriedades nutricionais dos seus ingredientes, o ideal é aromatizar o seu azeite poucas horas antes do consumo. No caso das especiarias, deve-se aquecê-las antes da mistura com o azeite para a liberação dos seus óleos essenciais. Depois deve-se macerá-las e adicionar o azeite. Que tal aromatizar o seu azeite em casa e experimentar um novo sabor no seu prato?
Tinturas para aromatizar
Você sabe o que é uma tintura? O mixologista Zona Sul Claudio Adriano explica que, diferentemente de uma essência que reproduz o sabor de algum condimento e pode ser sintética, a tintura é uma infusão natural de um ingrediente com álcool, que pode ser uma bebida como vodka ou destilados em geral.
O extrato concentrado obtido a partir das especiarias ou ervas secas garante os sabores e aromas bem realçados. Sendo assim, é possível utilizar gotas para temperar carnes, como frango, suínos e peixes, além de coquetéis.
“Para utilizar ervas nas tinturas com álcool, é preciso desidratá-las para que elas soltem os seus óleos essenciais.”
Mixologista Zona Sul Claudio Adriano
Quentão de saquê com zimbro
Apesar de muito associado ao gin tônica, o zimbro pode ser utilizado em diversos outros drinks. Uma dica diferente, misturando o saquê oriental com a cultura das festas típicas brasileiras, é o preparo de quentão de saquê pelo Expert Carlos Ohata. Confira o passo a passo:
Ingredientes
- 700ml saquê
- 1 maçã Fuji cortada em cubos pequenos
- 100g açúcar
- 6 cravos da Índia
- 18 bolinhas de zimbro
- 330ml saquê mirim
- 30g gengibre em pedaços pequenos
Modo de preparo
Acrescentar todos os ingredientes em uma panela ou caldeirão pequeno e deixar por 1 hora mais ou menos em fogo baixo reduzindo. Retire e sirva bem quente com os pedaços de maçã.
Gosta de temperos?
Se você adora adicionar o poder das ervas e especiarias no seu dia a dia culinário, fique de olho nas dicas e artigos para aprender a utilizá-las nos mais variados pratos:
- Como usar temperos no preparo de carnes
- Conheça o cumaru, a baunilha amazônica
- Nirá: o que é, como usar e benefícios
- Endro, aneto ou dill?
- 8 pimentas para adicionar picância às suas receitas