O clima dos jogos está em todo lugar! E para quem já está sentindo o gostinho da comemoração chegando, já pode começar a montar o seu time de sabores para assistir as partidas com a galera. E na hora do “vamos ver” não tem como errar na escalação: tem que ter churrasco, bebida, tira-gosto e sobremesa. Para fazer sua lista de compras especial “jogos de futebol”, o time de Experts Zona Sul tem dicas infalíveis (e muito gostosas). Confira:
Seleção gastronômica dos Experts
Pegue sua prancheta para começar a montar sua estratégia de comes e bebes que você encontra no supermercado mais amado do Rio:
- André Guedes: tábua de queijos, frios e pastinhas
- Marcelo Scofano: focaccias Panetto
- Dionísio Chaves: vinhos Doña Dominga
- José Padilha: Snack Já
- Lorena Abreu: lanches saudáveis
- Jimmy Ogro: kits para churrasco
- Paulo Tassinari: café e chocolate
- Dominique Guerin: sorvete Gelad
- Stanislas Brito e Christophe Lidy: bruschettas e canapés
- Carlos Ohata: comida japonesa
1 – André Guedes: tábua de queijos, frios e pastinhas
O Expert em queijos e frios André Guedes afirma que, para receber os amigos em casa, nada melhor do que uma tábua de queijos e frios, com direito a pastinhas, pães e frutas secas. Para acertar na combinação dos ingredientes, você pode seguir o passo a passo da montagem da sua tábua ou garantir as opções prontinhas para consumo.
Caso você queira montar sua própria tábua, anote essas dicas rápidas:
- Para uma tábua só de aperitivos, calcula-se aproximadamente 150g por pessoa;
- Quando a tábua é uma refeição principal, como em uma noite de queijos e vinhos, pode-se calcular 250g por pessoa.
- Pães e frutas são bem vindos. Quanto aos pães saborizados, cuidado para eles não abafarem o sabor do queijo.
- Importante começar com queijos suaves, depois os de média intensidade e finalizar com picantes, para que exista uma evolução e percepção sensorial das diferenças.
2 – Marcelo Scofano: focaccias Panetto
Para quem adora o sabor dos azeites, a dica do Expert Marcelo Scofano é a focaccia.
A focaccia é uma massa muito parecida com a da pizza, na maioria das vezes com acréscimo de azeite na própria massa. O seu formato não é redondo igual ao da pizza, e a massa é sempre um pouco mais grossa. Sua massa pode ser cortada ao meio e substituir o pão no sanduíche, além de outras formas de consumo.
Para curtir ainda mais o sabor das suas focaccias Panetto, o Expert sugere distintos tipos de azeites e condimentos que combinam com os sabores das massas. Confira essas e outras receitas para azeitar:
- Focaccia de presunto de Parma – glazé balsâmico De Nigris e extravirgem de frutado intenso como Pátio de Viana Picual, Oro Bailen, Centonze, Herdade do Esporão Orgânico
- Focaccia caponata shitake – azeite de frutado médio: Prosperato Premium, Casas de Hualdo Manzanilla, Alonso Coratina, azeites aromatizados com trufas.
- Focaccia especial alecrim: azeite de frutado leve ou maduro, San Frediano orgânico, Alonso Blend, Izarro, Ilíada.
- Focaccia especial Marguerita: azeite de frutado médio e leve, Parque Oliva Oro, Centonze, Finca La Pontezuela.
- Focaccia mozzarella de búfala e espinafre: azeites de frutado médio, Casa de Santo Amaro, Herdade do Esporão, Pátio de Viana Arbequina e o azeite Omed defumado.
3 – Dionísio Chaves: vinhos Doña Dominga
Campeonato de futebol lembra taça, e taça pede vinho, claro! Para celebrar com os amigos, aposte em vinhos exclusivos Zona Sul como os rótulos Doña Dominga: chilenos com variedade e qualidade.
Para aprender a fazer as melhores harmonizações, baixe os catálogos de vinhos Zona Sul e siga as dicas do Expert Dionísio Chaves!
4 – José Padilha: Snack Já
Cerveja é sempre uma boa pedida para curtir o clima do futebol. Mas, ao contrário do que muita gente (ainda) pensa, cerveja não é tudo igual. Existem diversos estilos diferentes de cervejas, inclusive aquelas que combinam perfeitamente com aqueles petiscos saudáveis, como amêndoas e castanhas Snack Já!
Para combinar com nuts, o Expert José Padilha indica La Birra Dortmunder Export e para harmonizar com passas, uma Belgian Blond Ale Matarelo. Quer saber mais sobre harmonizações com cervejas? Baixe o catálogo de primavera!
5 – Lorena Abreu: lanches saudáveis
Você acha que os lanchinhos não podem ser saudáveis? Então fica de olha na seleção de comidinhas práticas, nutritivas e ainda por cima muito gostosas que a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu fez pra curtir os jogos!
Pra começar, frutinhas liofilizadas Fruta Pocket. Você sabe o que são frutas liofilizadas? A liofilização é diferente da desidratação e mantém os nutrientes de cada fruta. Além de práticas, as opções Fruta Pocket são nutritivas!
Mas se a sua praia são as frutas in natura, nada melhor do que uma suculenta salada de frutas. Para quem é do time da praticidade, a dica são os lanches saudáveis Quasi Pronto. Só pegar e consumir! Seguindo o mesmo clima de pegar e lanchar são os snacks Frutoro, como os chips e pipocas de maçã.
E para refrescar a garganta depois de gritar um belo “gooooool” e repor as energias, o ideal é experimentar a nova Kombucha Me Bebe, uma bebida natural, sem conservante e ainda probiótica. Novidade exclusiva Zona Sul!
6 – Jimmy Ogro: kits para churrasco
Ah, um bom churrasco! Claro que não podiam faltar as carnes para celebrar as partidas com os amigos.
Para não errar na quantidade nem na qualidade, conte com a seleção de kits para churrasco do Expert Jimmy Ogro. E prepare também aqueles acompanhamentos que transformam o churrasco em uma verdadeira festa gastronômica, como pão de alho, farofa e vinagrete.
Entre algumas dicas importantes para o churrasco perfeito, anote alguns pontos essenciais:
- Observe sempre a embalagem e escolha as que tiver menos sangue;
- Prefira as carnes mais marmorizadas;
- Tire a carne da geladeira de 2 a 3 horas antes e acenda a churrasqueira cerca de 20 minutos antes do churrasco;
- Peças maiores de carne devem ser salgadas uns 10 minutos antes de serem colocadas na churrasqueira;
- A carne deve ser cortada no sentido das fibras com a faca bem afiada.
7 – Paulo Tassinari: café e chocolate
Qual o clima do jogo? Tá de boa, na vibe, na pilha ou com calma? Para cada momento do jogo, o Expert Paulo Tassinari tem um café ideal. Afinal, cada um dos cafés em cápsula Me Bebe foram “batizados” de acordo com as suas características sensoriais.
Saiba como combinar o seu Me Bebe e anote algumas ideias gostosas de harmonização:
- Me Bebe com calma vai bem com salgados e doces leves.
- Me Bebe de Boa é bem doce e bem ácido. Vai bem sobretudo com queijos e comidas gordurosas.
- Me Bebe na Vibe: por ser redondo e boa oleosidade combina com quase tudo. Vai bem com chocolates como os novos Chokoé, principalmente os com predominância de cacau, de 60% a 75%. Vai bem também com queijos maturados.
- Me Bebe na Pilha vai bem com carnes, com queijo parmeggiano e com comidas à base de molho de tomate, incluindo uma boa pizza.
8 – Dominique Guerin: sorvete Gelad
Quem é do time das sobremesas? Se o jogo esquentar, a solução é apostar no sorvete.
Para o Expert da Pâtisserie Zona Sul Dominique Guerin, o sorvete vai muito bem como acompanhamento de doces que vão além do petit gâteau: sorvete de creme Gelad vai muito bem com a típica sobremesa francesa tarte tatin, tartelete de chocolate com pistache que você encontra no Ateliê Doce ou com tartelete de pera.
Você também pode utilizar o sorvete como acompanhamento para frutas, como no tropical carpaccio de abacaxi com sorvete de coco do Expert Marcelo Scofano. Confira:
Lembrando que os sorvetes podem ser usados como ingredientes para deliciosos smoothies ou batidas alcoólicas. Para aprender receitas incríveis de drinks com sorvetes, fique ligado nas dicas do mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio.
9 – Stanislas Brito e Christophe Lidy: bruschettas e canapés
Uma sugestão em dobro para deixar o seu tira-gosto ainda mais interessante: torradinhas para canapés e pães para bruschettas por Stanislas Brito e pastinhas e acompanhamentos pelo Expert Christophe Lidy.
Canapés e bruschettas são antepastos bem fáceis de preparar e muito bem recebidos pelos amigos, ainda mais quando o assunto é comer e torcer ao mesmo tempo. Para isso, aposte em receitas práticas para preparar rapidinho e não perder nenhum lance do jogo.
Algumas dicas básicas são essenciais para preparar uma bruschetta deliciosa, e uma delas é escolher pães de casca dura, cortados com aproximadamente 1 cm de espessura. Para preparar uma bruschetta de presunto cru com burrata, aperte o play e siga o passo a passo do Expert Lidy:
Para os canapés, a dica é optar pelas torradinhas prontas Panetto, crocantes e gostosas no ponto certo para sua receita. Uma receita que combina com o calor carioca é o canapé de salmão, que você pode aprender a preparar com o Expert Carlos Ohata.
Outras pastinhas podem ser perfeitas para o seu canapé, como pastinha de salmão defumado ou de tomate seco, sabores que você encontra no Zona Sul.
10 – Carlos Ohata: comida japonesa
A comida japonesa não podia ficar de fora da lista de petiscos queridos dos brasileiros, afinal, nada mais prático (e delicioso) para comer do que sushi, temaki, rolls e outros quitutes do mundo oriental.
E se o assunto é praticidade, é exatamente isso que resume o que você precisa para garantir uma comida japonesa de qualidade: basta dar uma passada no Zona Sul mais perto de você e escolher um combo prontinho para levar pra casa, ou pedir seu delivery no Sushi Bar,
Escolha seus ingredientes e monte a sua melhor estratégia gastronômica para receber os amigos para torcer!