Você já imaginou colher sua hortaliça direto do pé para compor sua refeição? Pode parecer uma utopia para quem vive em grandes centros urbanos, mas é uma realidade para quem já conhece a Salada Viva. Se você ainda não sabe o que é, vem conhecer essa novidade que une o respeito à natureza com o corre-corre das cidades.

A saúde paga o preço da correria

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas um em cada quatro brasileiros consome a quantidade ideal de hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – o que representa a ingestão diária de pelo menos 400g. A falta de ingestão de nutrientes tem como consequência o aumento significativo de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

Além disso, a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados por alimentos industrializados tem levado ao crescimento do índice de obesidade e as doenças associadas ao sobrepeso.

Alimentos ultraprocessados – como biscoitos recheados, refrigerantes, macarrão “instantâneo” etc. – são nutricionalmente desbalanceados (Guia Alimentar para a População Brasileira).

O consumo de frutas, legumes e verduras exerce papel fundamental na manutenção da saúde, sendo essencial para uma melhor qualidade de vida. Entretanto, dados do Brasil mostram que apenas 36% da população consome estes alimentos regularmente (cinco vezes ou mais por semana). Para superar este obstáculo, o Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde) sugere diversas ações para que as famílias consigam inserir mais alimentos saudáveis na sua rotina. Entre elas, está o cultivo doméstico de alimentos orgânicos.

Salada Viva: saúde e sabor direto do pé

A verdade é que nem todo mundo espaço para preparar sua hortinha em casa ou tempo para esperar o crescimento das suas hortaliças para consumo. Por isso, o supermercado mais amado do Rio tem uma novidade pra você: a Salada Viva, seu alimento verde e em crescimento, já pronto pra consumo.

São hortaliças fresquinhas já plantadas que podem ser transportadas direto para sua casa e virarem ingredientes saudáveis para suas receitas. Além disso, contam com vasos produzidos em material reciclável.

Conheça alguns dos benefícios de ter salada viva em casa:

  • Redução da quantidade de sal nas suas refeições, pois o sabor é obtido através dos temperos e ervas frescas;
  • Menos desperdício, pois se colhe apenas as folhas necessárias ao consumo;
  • Um sistema de cultivo em estufas que fornece plantas jovens com sabor suave e textura macia;
  • Versatilidade pois além de saladas, as folhas servem para compor drinks, preparar chás e o que mais sua criatividade mandar;
  • Embalagens 100% recicláveis, colaborando para a sustentabilidade.

Escolha sua hortaliça Salada Viva e anote ideias de preparos dos Experts e Chefs Zona Sul para deixar seu dia a dia muito mais gostoso e saudável!

Hortelã

O hortelã tem poucas calorias, é uma rica fonte de fibras, vitaminas, ferro, magnésio e potássio. Aciona o funcionamento das glândulas salivares e de enzimas digestivas, auxiliando na digestão e também no funcionamento do intestino. Por isso, a hortaliça é uma das favoritas quando o assunto são bebidas detox.

Fique de olho nas receitas com hortelã e pegue as folhinhas da sua Salada Viva para preparar a sua!

Quibe de abóbora com quinoa por Lorena Abreu

Quer uma ideia para usar suas folhinhas de hortelã na gastronomia? A Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu ensina a preparar um quibe vegetariano de abóbora com quinoa recheado creme de ricota com hortelã. Aperte o play!

Quibe de abóbora com quinoa por Lorena Abreu.

Clericot Ramaz

Para utilizar sua hortelã em um clássico Clericot, a dica da bartender do Bar do Rio Sabrina Santos é dar umas leves batidinhas nas folhas para “soltar o aroma”.

A diferença dessa receita está na utilização de um aperitivo italiano chamado Ramazzotti Rosato, misturado a um Prosecco e soda. Assista o passo a passo e receba os amigos em casa com esse clássico drink refrescante:

Clericot Ramaz por Sabrina Santos

Suco de melancia com hortelã

A Expert Lorena Abreu ensina a preparar um suco muito refrescante para os dias mais quentes, nutritivo e cheio de vitaminas. Serve duas pessoas.

Ingredientes

  • 4 fatias de melancia média sem sementes e sem casca cortado em cubos (aproximadamente 300g)
  • Sumo de 1 laranja grande (aproximadamente 120 mL)
  • Sumo de 1 limão siciliano (aproximadamente 50 mL)
  • 1 xícara de gelo
  • 20 folhas de hortelã (separar um pouco para decorar)

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter um suco homogêneo. Decore com folhas de hortelã. Sirva em seguida.

Coentro

O coentro é uma das ervas frescas preferidas quando o assunto são pescados, aves e molhos. O Expert em peixes e frutos do mar Carlos Ohata usa muito em suas receitas.

Muito confundido com a salsa, o coentro tem coentro tem aroma mais forte e muito característico. As folhas da salsa são mais escuras que as do coentro, além de mais triangulares. As folhas do coentro são mais arredondadas e com ondulações menos espaçadas.

O chamado cheiro-verde vendido nos supermercados e feiras é a combinação de cebolinha com as folhas de salsa e coentro.

Pegue suas folhinhas de coentro Salada Viva e escolha uma receita pra preparar:

Pad Thai por Carlos Ohata

Um prato que é símbolo gastronômico da Tailândia, o Pad Thai é a prova de que coentro vai muito bem com frutos do mar. Quem ensina é o Expert Zona Sul em peixes e frutos do mar Carlos Ohata:

Pad Thai por Carlos Ohata.

Lula recheada com salmão por Carlos Ohata

Mais uma receita irresistível com frutos do mar. O coentro aqui entra como o diferencial no azeite, trazendo o frescor necessário ao tempero. Confira:

Lula recheada com salmão por Carlos Ohata.

Falafel por Lorena Abreu

Para quem ama a culinária árabe, a Expert Lorena Abreu ensina a preparar uma receita de falafel com tahine rosa, feito com beterraba. Uma delícia típica e vegana.

Ingredientes: Falafel

  • 300g de grão de bico demolhado* (deixado de molho por 24h)
  • 2 dentes de alho crus
  • 1 colher de chá de tempero zaatar
  • 4 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado
  • Pitada de cominho a gosto
  • 1 maço de coentro picado
  • Sal marinho a gosto
  • Água filtrada quanto baste

Ingredientes: Molho de tahine rosa

  • 3 colheres de sopa de tahine
  • 10 castanhas de caju cruas e sem sal
  • 1 pedaço pequeno de beterraba descascada
  • ½ xícara de água filtrada
  • Sal marinho a gosto

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno à 230ºC.

Falafel: Coloque todos os ingredientes no processador e adicione água quanto baste até conseguir fazer o processador girar e processe até obter uma massa lisa e homogênea. Prove e ajuste os sabores. Leve a massa ao congelador para que ela firme um pouco, mas sem deixar congelar. Modele a massa em bolinhas e acomode em um tabuleiro untado com azeite e asse até formar uma casquinha dourada.

Molho: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter um molho liso e homogêneo.

Montagem: Acomode as bolinhas de falafel assado e decore com o molho tahine rosa por cima de tudo.

Serve 2 pessoas.

Manjericão

A hortaliça imortalizada na pizza Margherita, o manjericão é conhecido também como a “erva do tomate”, podendo ser utilizado em receitas que utilizam tomates (fonte: Embrapa).

Também é muito usado na preparação de recheios, molhos para massas, no preparo de carnes, sobretudo as suínas e geleias.

Molho pesto genovês por Marcelo Scofano

O molho pesto é uma preparação tradicional da cozinha italiana e vai muito bem com massas. Nele, o manjericão é a estrela da receita, combinado ao queijo Grana Padano, pinoli, alho e azeite extravirgem premium. Acompanhe o passo a passo com o Expert em Azeites e Temperos Marcelo Scofano:

Molho pesto genovês por Marcelo Scofano.

Sopa de tomate com manjericão por Stanislas Brito

Se o tempo estiver frio, nada melhor do que sopas e caldos para aquecer o coração. Por isso, a dica do Expert Stanislas Brito é servir uma deliciosa sopa de tomate com manjericão no pão italiano, que você encontra na padaria Zona Sul!

Sopa de tomate com manjericão por Stanislas Brito.

Rúcula

A rúcula é uma hortaliça originária da Região Mediterrânea, de cheiro acentuado, sabor picante e rica em ferro, cálcio e vitaminas A e C (fonte: Embrapa).

É muito apreciada pelo sabor picante e cheiro agradável e acentuado. Entre as hortaliças, destaca-se como fonte de ferro, cálcio e vitaminas A e C.

As hortaliças da mesma família da rúcula, como a couve, couve-flor, repolho e brócolis possuem substâncias importantes para a manutenção da saúde. Por isso, é essencial o consumo delas pelo menos uma vez na sua semana.

Sua rúcula Salada Viva está esperando somente você escolher a receita:

Carpaccio italiano

Se tem um antepasto democrático é o carpaccio. Pode ser de peixe, de carne e até de frutas. Mas para servir um legítimo carpaccio bovino italiano, o ideal é servi-lo folhas de rúcula. Confira as dicas para preparar o seu carpaccio de lagarto passo a passo.

Salada de rúcula com melão

Rúcula lembra salda. Mas para fugir de uma salada com ingredientes convencionais, a dica da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu é misturar melão com queijo, nozes e rúcula. A combinação é refrescante e perfeita para o verão.

Ama melão? Confira mais receitas com essa fruta repleta de vitaminas!

Mais dicas para uma alimentação melhor

Embora a gente saiba que quanto mais cor no prato melhor, nem só de frutas, verduras e legumes precisa ser o seu cardápio. Afinal, a gastronomia é repleta de opções deliciosas que conquistam o mundo desde que as antigas civilizações descobriram o prazer da boa comida.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira você pode se alimentar bem seguindo alguns hábitos, sem precisar restringir o seu cardápio. Veja algumas dicas:

  • Não troque comida feita na hora (caldos, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, tortas) por produtos que dispensam preparação culinária (sopas “de pacote”, macarrão “instantâneo”, molhos industrializados, misturas prontas para tortas etc), inclusive as sobremesas.
  • Óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar a alimentação mais saborosa, desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimente processados.
  • Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos.
  • Coma devagar e desfrute do momento e sempre que possível em companhia, pois favorece a regularidade e atenção.
  • Procure desenvolver suas habilidades culinárias e partilhá-las com crianças e jovens!

Alimentar-se de forma saudável pode ser muito interessante e divertido. Leve mais vida à sua casa com Salada Viva e peça agora mesmo pelo seu Zona Sul digital ou visite a loja mais próxima!