Basta falar sobre Galvão Bueno que você logo pensa em… Vinhos?! Apaixonado por vinhos há tanto tempo quanto exerce sua carreira com primor, Galvão se aprofundou no universo da vitivinicultura, somando conhecimentos de profissionais da área até a realização do seu projeto, a vinícola Bueno Wines. Conheça a história de sucesso da realização desse sonho, que tem raiz em terras gaúchas e frutos em todo o mundo, colecionando vinhos e prêmios. Haja coração!
O que você vai ver:
Galvão Bueno e vinhos: pode isso?
Imagine uma pessoa com uma carreira de mais de 30 anos, em um ramo de atividade que fez do mundo a sua segunda casa. O globalizado conhecimento de Galvão Bueno, somado à capacidade de se unir aos melhores profissionais do universo dos vinhos, tornou possível transformar em realidade a vontade de produzir bebidas brasileiras de qualidade em uma vinícola própria.
Fundada em 2009, a Bueno Wines está situada em Candiota, no Rio Grande do Sul. A propriedade Bellavista Estate, onde são cultivadas as uvas que dão origem aos mais variados vinhos produzidos pela vinícola, está situada no ponto de encontro do perfeito terroir do Novo Mundo, uma região estratégica apelidada por Galvão Bueno como “Califórnia Brasileira”, no paralelo 31 de latitude.
Nessa mesma faixa de latitude se encontram outras excelentes regiões produtoras de vinho do Novo Mundo como, Chile, Argentina, Uruguai, África do Sul e Austrália. É também nessa extensão que a Campanha Gaúcha se enquadra como uma das melhores do Hemisfério Sul.
Parceria Bueno-Cipresso
Atualmente, a produção da Bellavista Estate, considerada uma das melhores do Brasil, conta com a supervisão do renomado winemaker italiano Roberto Cipresso, que já foi considerado o melhor enólogo da Itália, entre outras várias conquistas e feitos, como a elaboração de um Cuvée feito especialmente para o Papa João Paulo II, em 2000, e o tinto desenvolvido para os 150 anos da Unificação Italiana, em 2010.
Conheça os vinhos Bueno Wines
Entre vários rótulos elaborados em parceria com enólogos renomados, como o “primogênito” Paralelo 31 com o enólogo francês Michel Rolland e os toscanos Brunello di Montalcino e Sangiovese com Roberto Cipresso, a Bueno Wines ainda conta com outros diversos rótulos de criação própria, assim como a linha Bueno Moments, selecionada pelo Expert Dionísio Chaves para o catálogo de vinhos de primavera 2023 Zona Sul. Confira!
Vinho Bueno Moments VIN Chardonnay
A Chardonnay, rainha das uvas brancas, originária da região de Borgonha, na França, é uma das mais famosas e versáteis do mundo dos vinhos. Cultivada na propriedade Bellavista Estate, essa casta encontrou o terroir ideal para um vinho fresco, perfeito para os dias mais quentes.
“Um vinho leve, com aromas de frutas cítricas, boa acidez, equilibrado e muito agradável no final de boca.”
Expert Zona Sul em Vinhos Dionísio Chaves
De corpo leve e ideal para consumo imediato, deve ser servido entre 8 e 10ºC e vai bem com peixes, queijos, massas, saladas, comida japonesa e entradas como carpaccios, burratas e queijos tipo brie, gruyère, maasdam e gouda.
Para um menu leve e saboroso para os dias ensolarados, que tal aprender a preparar uma salada caprese, com tomate, mozzarella e manjericão, com o Expert em Queijos e Frios André Guedes?
Bueno VIN Rosé
O vinho rosé Bueno Moments é inspirado nos clássicos e autênticos vinhos de Provence. Com boa acidez, frutado e fácil de beber, o rosé é um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Pinot Noir e Sauvignon Blanc, e possui elegante coloração rosa pêssego.
Na região de Provence, considerada a capital do rosé, os vinhos são famosos pela tonalidade mais clara e alaranjada.
Excelente para harmonizar com aperitivos para degustar à beira da piscina, vai bem com bruschettas e canapés de atum, bem como queijos de estrutura mais delicada como ricota ou gruyére. Para os pratos principais, escolha opções leves como ratatouille, sushis e temakis, salmão defumado na grelha ou camarão na moranga.
Deve ser servido entre 8 e 10ºC, ideal para consumo imediato.
Para receber os amigos, aprenda uma receita de canapé com atum e bottarga (ova de tainha defumada), do Expert Carlos Ohata, que fica perfeita com a acidez equilibrada do Bueno Wines Rosé.
Bueno VIN Cabernet Sauvignon
Não podia faltar um tinto Cabernet Sauvignon. Afinal, a rainha das uvas tintas é versátil, inconfundível e dá origem ao seu Bueno VIN Cabernet Sauvignon: um vinho varietal, jovem, de personalidade marcante, com capacidade de aproximar as pessoas pela sua simplicidade e originalidade.
Vai bem no prato principal, com carnes assadas e grelhadas, pizzas ou hamburguer bovino e claro, com um bom churrasco, principalmente com carnes com gordura externa, como a picanha. Guarda até 3 anos e deve ser servido entre 16 e 18ºC.
“Bom corpo, taninos finos, bom equilíbrio e final de boca longo.”
Expert Zona Sul Dionísio Chaves
Experimente preparar um steak de picanha com farofa com o Expert em Carnes Jimmy Ogro e surpreenda o seu paladar.
A qualidade dos vinhos brasileiros
Assim como a vinícola Bueno Wines, outras vinícolas brasileiras estão ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Brasil já é reconhecido como o maior produtor de espumantes da América Latina e vem sendo reconhecido também pelos vinhos finos: “com qualidade testada pela crítica e em diversos concursos internacionais, os produtos brasileiros estão conquistando cada vez mais consumidores ao redor do mundo. Nos últimos dois anos, o país teve recorde nas vendas externas desses produtos” (fonte: ApexBrasil).
Baixe seu catálogo de vinhos de primavera e conheça vinícolas brasileiras que estão surpreendendo pela qualidade e variedade, ousando no cultivo de vinhedos fora da região sul, como é o caso da vinícola Terras Frias, localizada em Nova Friburgo – Rio de Janeiro.
Faça um brinde à vitivinicultura nacional e peça o seu vinho de primavera no supermercado mais amado do Rio!