Gastronomia é sinônimo de afeto. Prova disso são as receitas das festas de fim de ano, que compõem a clássica ceia e reúnem a família ao redor da mesa. Entre bacalhoadas, aves, saladas e rabanadas também estão as bebidas, que fazem toda a diferença na harmonização. Mas como acertar no vinho ou na cerveja para cada prato? Os Experts Dionísio Chaves e José Padilha compartilham as dicas para o match perfeito. Separe sua taça e bom apetite!
Aqui você vai ver:
Para o tira-gosto
Enquanto as visitas chegam para o momento principal da ceia, a recepção pode contar com tira-gostos, como o clássico bolinho de bacalhau, ou ainda bruschettas ou espetinhos. Para cada opção, existe uma bebida perfeita.
Bolinho de bacalhau
O bolinho de bacalhau é o petisco natalino que brilha tanto quanto o prato principal. Para não apagar o sabor do seu bolinho, escolha uma cerveja com álcool mais moderado, como a cerveja gaúcha La Birra Dortmunder Export. Com equilíbrio entre dulçor do malte e o amargor do lúpulo, é uma cerveja Lager leve e refrescante, mas com muito sabor.
Outra opção é uma cerveja de trigo Old School Weiss, devido à sua sutil acidez, baixo amargor, que refresca e harmoniza perfeitamente com pescados e frutos do mar
Se você é do time dos vinhos e espumantes, o indicado para combinar com o bolinho de bacalhau é do tipo Brut, como você pode ver no guia dos espumantes. Um rótulo nacional que vai bem com o petisco é o espumante Branco Brut Miolo Cuvée Tradition.
Para os vinhos tintos, você pode escolher os tintos portugueses Quinta do Crasto: Crasto Douro DOC e Flor de Crasto. Ambos de bom corpo, os tintos devem ser servidos com o prato principal, mas o bolinho de bacalhau é um aperitivo que fica perfeito com qualquer um deles.
Espetinhos caprese
Se o dia estiver quente, um aperitivo leve com tomatinhos, manjericão e mozzarella de búfala é uma ótima opção, além de ser um charme com as cores da paleta natalina.
Para combinar com dias quentes, o Expert Dionísio Chaves indica vinhos brancos produzidos com uvas Chardonnay ou Sauvignon Blanc. E os vinhos rosés, que são ótimos com queijos mais jovens.
Já as cervejas consideradas ideais para um dia de verão são as que possuem um teor alcoólico reduzido e moderado, pois um teor alcoólico alto traz aquecimento. Você pode optar por cervejas leves, claras e refrescantes, como as Pilsen, as cervejas de trigo e as mais efervescentes American Blonde, Summer Ale ou Catharina Sour.
O estilo de cerveja Catharina Sour foi criado no Brasil e atualmente é reconhecido no mundo todo e conta com aromas refrescantes de frutas tropicais em sua composição.
Prato principal
Chegou a hora das receitas natalinas que todo mundo se reúne para degustar!
Neste ano, que tal economizar o seu tempo na cozinha, passando mais tempo com quem você ama? Para isso, você pode encomendar sua ceia de Natal Zona Sul e contar com pratos principais incríveis e seus acompanhamentos, como farofa com frutas secas, arroz com castanhas, saladas de lentilhas, entre outros.
Confira os pratos disponíveis e aprenda a harmonizar com cervejas e vinhos:
Bacalhau com nata
Bacalhau com natas é uma típica receita original portuguesa com camadas da bacalhau em um cremoso molho com batatas e queijo parmesão.
Para o bacalhau, a dica certeira são as cervejas de trigo, conhecidas como Weiss ou Weizen. Já os vinhos indicados são os brancos estruturados, com ligeira passagem em madeira, como o argentino Zuccardi Chardonnay.
O que vem no seu bacalhau com nata Zona Sul:
- Bacalhau dessalgado em lascas
- Batatas laminadas
- Alho poró
- Cebolas em molho bechamel gratinadas com parmesão
Chester assado recheado com pão de nozes e frutas secas
Se você não sabe o que é o chester, ele é um tipo especial de frango com maior concentração de carne no peito e nas coxas. Por ter maior parte de carne de peito, precisa ser assado com atenção para não correr o risco de ficar seco. Por isso, apostar no chester já prontinho e recheado é uma dica de ouro!
Para o Chester ou Peru, as cervejas mais indicadas pelo Expert José Padilha são as American Pale Ale, conhecidas como APA, ou as Belgian Pale Ale, que trazem notas frutadas e de especiarias, que vão muito bem com aves natalinas.
Já os melhores vinhos para acompanhar um chester assado, de acordo com o Expert Dionísio Chaves, são: vinho branco de médio corpo com boa acidez, como o italiano Notte Rossa Vermentino Salento ou um tinto leve com taninos macios e equilibrado como o português Serras de Azeitão Bacalhôa.
O que vem no chester recheado Zona Sul (serve de 4 a 6 pessoas):
- Recheio de pão e frutas secas
- Maçã assada
- Pera assada
- Uva rubi e Italia
- Louro em folhas
Suínos
Para as carnes de porco mais gordurosas, José Padilha indica cervejas mais alcoólicas para cortar a gordura, como a Belgian Tripel, Dubbel ou Quadruppel, também muito frutadas e carregadas de aromas e sabores de especiarias.
No quesito vinhos, as sugestões do Expert para combinar com o chester também se aplicam aqui: vinho branco de médio corpo com boa acidez ou um tinto leve com taninos macios e equilibrado. Você pode fazer o match perfeito do seu lombo suíno Porchettata com um Siegel Reserva Chardonnay.
Se você é do time da praticidade, pode encomendar seus suínos de Natal com o Zona Sul: tender com abacaxi grelhado e glaze de romã ou lombo suíno porchettata (ambos servem de 4 a 5 pessoas).
Sobremesas
Nada como as sobremesas de Natal! Rabanada, pavê, tortas variadas… O verdadeiro paraíso dos doces pode sim ser acompanhado por vinhos e cervejas.
Os melhores vinhos para sobremesas são os doces e licorosos, como os vinhos Madeira e vinhos do Porto. Mas não se confunda: vinho doce não significa um vinho menos alcoólico, muito menos um vinho suave.
Existem diversos tipos de vinhos do Porto, inclusive brancos e rosés. Os tintos e mais envelhecidos são os mais indicados para sobremesas, e geralmente combinam muito bem com queijos mais curados, como os queijos azuis e com frutas secas.
Os vinhos do Porto Casa Romariz são variados e combinam com diferentes sobremesas com chocolates e frutas secas.
Para as rabanadas, nada melhor que cervejas mais escuras e carregadas de aromas e sabores torrados e tostados, como Stout, Imperial Stout e Barley Wine, especialmente se você acompanhar a rabanada com uma bola de sorvete.
Para as sobremesas à base de chocolate, escolha a cerveja escura, pois ela tem notas de café e chocolate e notas de toffee. Todavia nem todo chocolate merece o mesmo tipo de cerveja. Anote as melhores combinações:
Para sobremesas à base de frutas vemelhas, como a cheesecake com mirtilos do Expert Dominique Guerin, você pode optar por um espumante Demi-Sec ou Moscatel, como o rosé Aquarela Casa Perini.
Encomende sua ceia natalina
Que tal colocar em prática as suas harmonizações? Encomende a sua ceia natalina Zona Sul e aproveite o melhor das festas sem gastar seu tempo na cozinha. Mas fique atento para não deixar passar a data limite para fazer seu pedido pelo site ou app Zona Sul. Baixe o catálogo e conheça as opções para uma ceia mais gostosa em família.
- Pedidos para o Natal, disponíveis até o dia 18/12
- Pedidos para o Ano Novo, disponíveis até o dia 25/12
- Entregas agendadas para os dias 23 e 24 (Natal) e 30 e 31 (Ano Novo)