A ceia de fim de ano reserva aos comensais aqueles pratos que muita gente espera o ano todo para apreciar. Apesar de ser muito gostoso celebrar o Natal à mesa, nem todo mundo tem tempo de passar horas na cozinha. Isso sem falar dos que gostam mais de provar a receita pronta do que de prepará-las. Pensando em todos, o supermercado mais amado do Rio tem um cardápio de pratos incríveis elaborados pelos Experts e Chefs Zona Sul para levar praticidade e sabor para a sua ceia. Quer conhecer os pratos e saber como harmonizá-los? Role a página e confira!
Aqui você vai ver:
- Receitas que vêm do coração
- Acompanhamentos que merecem destaque
- Sobremesas por Dominique Guerin
- Baixe o catálogo de ceias e faça seu pedido
Receitas que vêm do coração
Para você conhecer os pratos que podem dar mais sabor à sua história nesse Natal, o Zona Sul apresenta as proteínas, os acompanhamentos e as sobremesas disponíveis para você combinar como quiser. Na dúvida, você pode saber qual o preferido de cada Expert e ficar com vontade de pedir todos!
Porchetta assada
A porchetta é uma das principais criações dos italianos quando o assunto é carne suína. Os italianos apreciam bastante a utilização dos suínos na gastronomia e a arte da charcutaria é altamente apreciada, com delícias como a copa, o presunto cru, salames, guanciale, entre outros.
Para uma ceia com os sabores da Itália, a porchetta é insubstituível: barriga de porco marinada recheada com filet mignon suíno e especiarias, cebola caramelizada, batata calabresa e maçã assada.
Para harmonizar, experimente o vinho tinto Villa Antinori Toscana, uma das regiões de maior destaque na produção vinícola, reconhecida por seus vinhos de alta qualidade e pela elaboração dos famosos Chianti, Brunello di Montalcino e Montepulciano, além dos supertoscanos, elaborados com uvas francesas ou em blends.
Elaborado pela vinícola Antinori e envelhecido em barricas de carvalho francês, Villa Antinori Toscana deve ser servido entre 16º e 18ºC e guarda até 5 anos.
Bacalhau com natas
Uma herança dos portugueses, os pratos com bacalhau estão presentes em diversas datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal. Entre eles estão o bacalhau com natas, o bacalhau espiritual, bacalhau à Gomes de Sá e até mesmo receitas preparadas com vinho do Porto.
Existem vários tipos de bacalhau e os peixes “tipo bacalhau”, por isso, é muito importante saber as diferenças e garantir que a sua receita será sucesso!
O Bacalhau com Natas Zona Sul é constituído de legítimo bacalhau em lascas com batatas laminadas, alho-poró e cebolas em molho bechamel, gratinados com parmesão.
Para harmonizar com o seu bacalhau, a dica certeira são as cervejas de trigo, conhecidas como Weiss ou Weizen. Já os vinhos indicados são os brancos estruturados, com ligeira passagem em madeira, como o argentino Zuccardi Chardonnay.
Entretanto, apesar de ser peixe, mais de 90% das receitas de bacalhau combina com vinhos tintos. Entre os vinhos portugueses perfeitos para esse tipo de harmonização estão os tintos como António Saramago Seleção,
Chester assado com opção de nozes e frutas secas
A ceia de Natal pede um chester bem dourado e suculento, com aquele gostinho de Natal que só o chester tem. Para escolher sem erro, a dica é garantir seu chester assado com recheio de farofa, decorado com mix de cogumelos e acompanhado de massa risoni ao molho cremoso de cogumelos.
Para harmonizar com chester ou peru, as cervejas mais indicadas pelo Expert José Padilha são as American Pale Ale, conhecidas como APA, ou as Belgian Pale Ale, que trazem notas frutadas e de especiarias.
Já os melhores vinhos para a ocasião, de acordo com o Expert Dionísio Chaves, são os brancos de médio corpo com boa acidez, como o italiano Notte Rossa Vermentino Salento ou tintos com taninos macios e equilibrados como o português Serras de Azeitão Bacalhôa.
Pernil de cordeiro
Prato preferido de vários Experts Zona Sul, o pernil de cordeiro preparado especialmente para sua ceia é assado lentamente por 7 horas, acompanhado de pérolas de cuscuz com legumes.
O pernil de cordeiro é a perna traseira do animal, enquanto a dianteira é chamada de paleta.
Um vinho premiadíssimo que harmoniza com o pernil de cordeiro e vai deixar o Natal com um sabor único é o chileno Seña, ideal para acompanhar carnes de caça, carnes mais marmorizadas e queijos picantes. Em geral, os vinhos tintos mais estruturados e com taninos presentes são os que mais combinam com carnes de caça e exóticas.
Entre outras alternativas estão o RAR Riserva di Famiglia ou o blend das uvas Tempranillo e Shiraz Orquestra.
Salpicão de frango tradicional
Acompanhamento ou prato principal? O salpicão é considerado por muitos uma salada, enquanto para outros ele é um prato frio. Seja em qualquer ocasião, o salpicão é uma delícia refrescante e vai muito bem na ceia dos cariocas, uma vez que o Natal acontece no verão.
Deu água na boca? Peça o salpicão tradicional com peito de frango desfiado, presunto cozido, cenoura, cebola, ervilhas, passas e batata palha. Temperos à base de maionese, azeite, mostarda, suco de limão, sal e pimenta branca.
Por ser um prato “de verão” e refrescante, harmonize com os vinhos que podem ser servidos mais gelados, como os brancos Sauvignon Blanc ou Riesling.
Acompanhamentos que merecem destaque
Toda ceia precisa de acompanhamentos. Afinal, nenhum prato precisa brilhar sozinho. E com a mesma qualidade das opções com carnes e aves, as receitas elaboradas pelos Chefs e Experts Zona Sul para os acompanhamentos garantem um equilíbrio perfeito de sabores na sua festa. Vá além da farofa pronta e do arroz com passas e leve o melhor da gastronomia para sua mesa.
Arroz de pato
Se você é fã das carnes exóticas, como a carne de cordeiro para o prato principal, também vai amar uma opção diferenciada nos acompanhamentos, com um delicioso arroz de pato preparado com lascas de pato assado, calabresa e cebolas fritas, uma receita portuguesa. Ela também pode ganhar lugar como prato principal na sua ceia.
Para harmonizar, cervejas do estilo American IPA (India Pale Ale) vão bem, pois são pouco amargas mas com destaque para o lúpulo, como a Eisenbahn American IPA. Quanto aos vinhos, tintos mais encorpados que combinam com carnes de caça. Se quiser optar por um vinho português como a receita, a dica é o blend tinto Flor D’Penalva.
Caponata com shiitake
A caponata é um antepasto tipicamente italiano e muito popular na região da Sicília, caracterizado pela utilização de berinjelas e tomates refogados em azeite. A entrada vai bem quente ou fria e na versão carioca de coração conta com shiitakes, que conferem um sabor especial à receita, além de todos os benefícios nutricionais dos cogumelos.
A Caponata Zona Sul é preparada com berinjelas, pimentões, tomates, cebola, shitake, azeitonas e passas.
Farofa natalina com frutas secas
A farofa é uma receita genuinamente brasileira que carrega consigo um dos ingredientes que mais representam a base da alimentação nacional desde os tempos de pré colonização: a mandioca.
Seja em reuniões informais como o churrasco ou em festividades mais solenes, com frutas secas, a farofa “tá em todas” e não podia deixar de fazer parte do Natal.
A farofa Zona Sul é feita com farinha de mandioca tostada com bacon, cebola, calabresa, figos, tâmaras e damascos secos, passas e temperos.
Mix de arroz
Nada de repetir aquele mesmo arroz com passas na sua ceia! O acompanhamento que geralmente é deixado de lado nas festas vai ganhar destaque com esse mix Zona Sul preparado com arroz branco, vermelho e negro, damascos, passas, amêndoas e figos.
Sobremesas por Dominique Guerin
Para a sobremesa, um clássico carioca de coração: a torta mousse de chocolate com avelã é sempre um sucesso! Uma deliciosa torta de mousse de chocolate com creme de avelã, recheada e envolta com base de pão de ló preto e branco.
Além dela, uma torta edição limitada decorada para a sua festividade: a torta de Natal por Dominique Guerin. Só a descrição dá vontade provar: delicioso e macio biscuit de nozes, umedecido com calda de café, camada de doce de leite e mousse de chocolate branco. Cobertura de glaçagem branca, decorada com pinheiro de chocolate e pérolas crocantes de flocos de arroz cobertos com chocolate.
Assim como a torta mousse, o Expert Dominique Guerin criou uma série de sobremesas exclusivas para o Natal, uma mais linda e irresistível que a outra, perfeitas até mesmo para presentear quem você gosta.
Baixe o catálogo de ceias e faça seu pedido
Quer garantir agora mesmo sua ceia com qualidade e o tempero carioca de coração? Fique atendo aos prazos:
- Pedidos para o Natal, disponíveis até 20/12 e para o Ano Novo, disponíveis até o dia 27/12.
- Entregas agendadas para os dias 23 e 24 (Natal) e 30 e 31 (Ano Novo) de 8h às 14h.