Não tem como negar: carioca de verdade gosta mesmo de um churrasco. Mas se você pensa que o bom e apetitoso “churras” só acontece se houver carne na brasa, você está enganado. Existem muitas formas de preparar um churrasco veggie para carnívoro nenhum botar defeito. Anote as dicas da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu e já prepare a churrasqueira para o melhor do menu vegetariano!
Aqui você vai ver:
- Espetinho de legumes
- E as carnes “vegetais”?
- Farofa saudável para acompanhar
- Frutas na brasa para a sobremesa
- Para mais receitas vegetarianas
Espetinho de legumes
Os espetinhos de legumes são muito bem vindos em qualquer tipo de churrasco e até mesmo para acompanhar peixes na brasa. Conhecido como robata na culinária japonesa, os espetos de legumes geralmente são preparados com cebola, pimentões coloridos, abobrinha, berinjela, cogumelos Paris e abóbora. Tomatinhos do tipo cereja ou grape também podem ser adicionados aos ingredientes.
Dica: deixar os espetinhos de madeira de molho na água antes de levá-los à churrasqueira evita que eles queimem.
Para dar um toque especial, a dica do Expert Carlos Ohata é caprichar no molhinho com azeite e ervas para espalhar sobre os legumes enquanto grelham.
Uma sugestão da Expert Lorena é acrescentar ao espetinho o tofu temperado com shoyU ou o tofu defumado. Evite os tofus mais cremosos e opte pelos mais firmes, como os disponíveis na linha Ecobras. Além das variedades de texturas, são orgânicos e certificados.
E as carnes “vegetais”?
Lorena Abreu cita que “carnes vegetais”, ou seja, linguiças ou almôndegas feitas integralmente com ingredientes vegetais, podem servir como alternativas às proteínas animais, mas não são substitutos. Entretanto, podem render uma interessante mescla de sabores para acrescentar aos espetinhos de legumes, por exemplo. Lorena recomenda a linha Fazenda Futuro, que você encontra no supermercado mais amado do Rio.
Você também pode preparar o seu hambúrguer vegetariano artesanalmente, seguindo a receita da Expert Lorena Abreu, utilizando cogumelos e quinoa em grãos.
Hambúrguer vegetal de cogumelos com quinoa
Ingredientes
- 2 bandejas de cogumelos frescos (Paris, Shiitake ou Portobello)
- 1/2 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- 250g de quinoa em grãos cozida aldente
- 100mL de shoyu aproximadamente
Modo de preparo
- Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e doure a cebola. Em seguida, coloque o alho e doure. Retire e reserve.
- Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de azeite e coloque os cogumelos fatiados. Assim que dourar, retire e reserve.
- Em um liquidificador, coloque as nozes e processe até virar uma farofa grosseira. Em seguida, coloque o refogado de alho e cebola, cogumelos salteados e complete com o shoyu. Bata bem até virar um “purê”.
- Retire esse purê do liquidificador e transfira para uma tigela. Junte com a quinoa em grãos cozida. Misture bem até virar uma massa modelável, porém firme.
- Pré-aqueça o forno a 210ºC. Unte uma travessa com azeite e coloque os hambúrgueres modelados e asse até ficarem dourados e firmes.
Farofa saudável para acompanhar
Churrasco sem acompanhamento não é churrasco! E quando o assunto é acompanhar bem as comidas que saem da churrasqueira, a farofa vai muito bem!
E para um churrasco vegetariano repleto de legumes e cores no prato, nada melhor do que uma farofa também saudável, feita com castanhas.
O passo a passo é simples: basta triturar castanha-de-caju ou castanha-do-Pará, amêndoas e usar no lugar da farinha de mandioca. Da mesma forma, Lorena faz sua farofa de sementes, usando gergelim integral, semente girassol, semente de linhaça dourada, semente de abóbora (pepita).
“A vantagem dessas farofas é que, por serem feitas de sementes que contém gorduras naturais, não é necessário adicionar muita gordura como manteiga ou azeite. Basta refogar alho, cebola, alho-poró e o que mais quiser.“
Expert Zona Sul Lorena Abreu
Frutas na brasa para sobremesa
Para aproveitar ao máximo o carvão da sua churrasqueira, a dica é preparar a sobremesa na brasa também! E se tem uma fruta que vai bem na grelha é a banana, de preferência a banana-d’água (nanica). Você pode servir a fruta bem douradinha com uma bola de sorvete feito com leite vegetal NotCo.
O abacaxi também fica uma delícia na churrasqueira e pode ser servido com uma pitadinha de canela e uma folhinha de hortelã. Experimente também criar espetinhos com morango, melancia e manga para grelhar.
Para mais receitas vegetarianas
Se você é adepto do vegetarianismo, veganismo, flexitarianismo ou outra filosofia alimentar, felizmente hoje em dia existem diversas opções plant-based para preparar suas receitas. E no Zona Sul você encontra uma série de marcas selecionadas a dedo para conectar você ao melhor da gastronomia: