Existe uma expressão que diz que o “melhor tempero é o amor”. Não é à toa que o sentimento é associado à gastronomia, pois dedicar um tempo especial para preparar uma receita ou compartilhar o momento da refeição com alguém que você ama é um gesto de afeto. Momentos como esses se transformam em lindas memórias e são verdadeiras declarações de amor. Mas qual menu preparar? Se você precisa de ideias para conquistar a sua alma gêmea pelo estômago, confira essas dicas e capriche no clima de romance.

Aqui você vai ver:

Começando com o pé direito: café da manhã

Não tem quem acorde de mau humor quando é recebido com um belo café da manhã. Pode ser aquele menu arrumado com capricho sobre a bandeja e servido na cama, ou uma mesa farta e colorida “de hotel”. Tanto faz, pois acordar mais cedo para preparar a primeira refeição do dia para o outro é a verdadeira prova de amor.

Se você for do time da mesa farta, capriche na variedade. De acordo com a Chef Zona Sul Jéssica Oliveira, que possui vasta experiência em hotelaria 5 estrelas, um café da manhã digno de hotel deve ter opções de pães, tortas, doces artesanais, geleias, frutas, queijos, frios e preparos feitos na hora, como omeletes ou tapiocas.

Do ponto de vista nutricional, o café da manhã deve conter cereais e fibras, derivados do leite, frutas e alimentos in natura.

Há também o café da manhã em forma de presente, organizado em lindas cestas com muitos quitutes, cartinha e até flores. Tudo isso você encontra no Zona Sul. Qual a sua forma favorita de agradar seu amor?

Almoço: a versatilidade das massas

Vai preparar um almoço para o seu par romântico? Seja um almoço em clima mais elegante ou do tipo aconchegante e informal, as massas são versáteis e se encaixam bem em qualquer ocasião.

O macarrão é uma das receitas preferidas dos brasileiros.

Quer surpreender com um legítimo menu italiano? Imagine um spaghetti all’Amatriciana harmonizando com um vinho tinto toscano Chianti! Seria melhor um vinho branco? Aposte nas massas com molho branco ou de queijos.

Nem só de vinhos, porém, é feita uma boa harmonização com massas. O leque de cervejas artesanais para as melhores combinações possíveis é extenso e você pode conhecer mais sobre o assunto ouvindo o podcast com o Expert José Padilha.

Se as massas não agradam muito o paladar da sua “metade”, é possível se inspirar em pratos clássicos feitos com massas para criar versões alternativas. Por exemplo: lasanha de pupunha, gnocchi de banana-da-terra, entre outros. Muitas dessas versões alternativas são vegetarianas e agradam a todos os gostos.

Lanche romântico com piquenique

Piquenique é um daqueles passeios que une a beleza de um cenário bonito ao prazer de degustar os melhores quitutes junto da pessoa amada. O Rio de Janeiro está repleto de locais perfeitos para assistir ao pôr-do-sol juntinhos curtindo um delicioso piquenique, como a Lagoa Rodrigo de Freitas ou o Bosque da Barra.

Para o lanche, você pode levar sanduíches gourmet da linha Panino, vinhos em lata, sucos Me Bebe, saladas de frutas Quasi Pronto, pastinhas com boursin e pães de fermentação natural, além de biscoitinhos Biscoiteria com sabor de comfort food e as sobremesas com o sabor de Paris do Ateliê Doce Zona Sul.

E não se esqueça: conserve seus alimentos por mais tempo utilizando as bolsas térmicas Amo Rio. Além de funcionais, são lindas! Assim como as ecobags, as bolsas térmicas estampam criações exclusivas de artistas e marcas renomadas da moda carioca.

Jantar: o clássico fondue

Não tem como pensar em jantar romântico sem pensar no charme do fondue, seja ele de queijo ou de chocolate. O ritual de mergulhar os pedacinhos de pão ou de frutas na elegante panela é um convite a agradáveis momentos de conversa apreciando bons vinhos.

Para falar bonito: o recipiente (panela de cerâmica) chama-se caquelon, o local para aquecer é o rechaud e os garfinhos são chamados fourchette.

Os queijos mais utilizados para o fondue geralmente são os suíços Gryuère e Emmental, sendo o Gruyère o mais consumido no seu país de origem. Todavia, um fondue de queijo pode ser preparado a partir do blend de queijos, destacando o melhor de cada sabor e textura. Utilize pães alveolados, batatas tipo calabresa, cebolas e picles para mergulhar no queijo.

Você encontra preparos condimentados e prontos para o aquecimento no supermercado mais amado do Rio. Entre as marcas que você encontra com exclusividade no Zona Sul, estão a Saint Barth e Mifroma.

Para harmonizar, a dica do Expert em Vinhos Claudio Pinto é uma boa garrafa de vinho Chardonnay.

Para o fondue de chocolate, experimente utilizar frutas frescas, frutas secas como damasco e figo, biscoitos italianos e oleaginosas. E para harmonizar, escolha vinhos do Porto ou Primitivo di Manduria.

Inimigos do fim com drinks e petiscos

Para os que gostam de uma festa e são típicos “inimigos do fim”, a dica é fazer da noite um happy hour com drinks, petiscos e uma deliciosa tábua de queijos e frios.

Entre os petiscos prontos, azeitonas, amendoim, ovos de codorna e linguicinhas são clássicos da cultura “botecariana” para quem deseja levar o clima da noite carioca para casa.

Tábua de queijos brasileiros por André Guedes.

Para se inspirar nos coquetéis do Bar do Rio, aprenda a fazer em casa as receitas autorais do mixologista Claudio Adriano, ou baixe os e-books de receitas para diversificar sua carta de bebidas.

Para postar foto juntos: roteiros pelo Rio

Todo dia pode ser dia de romance para quem está apaixonado. E para transformar os momentos juntos em passeios inesquecíveis, anote algumas dicas de roteiros pela Cidade Maravilhosa: