Com um nome sonoro e cheio de presença, o mascarpone é um daqueles ingredientes que têm o sabor da Itália. Mas você sabe exatamente o que é e como usar o cremoso queijo nas suas receitas? Fique de olho nas dicas dos Experts, Chefs Zona Sul e convidados e saiba como aproveitar ao máximo o sabor do mascarpone em receitas salgadas, sobremesas e em petiscos.

O que é mascarpone?

Quando se fala em queijos italianos, provavelmente o primeiro que vem à mente é a mozzarella, não é mesmo? Mas além de outros como o Grana Padano, Gorgonzola ou Caciocavallo, existe um outro queijo tipicamente italiano que faz muito sucesso em receitas mundialmente conhecidas como o tiramisú e a cheesecake: o mascarpone.

Feito a partir da coagulação do creme de leite fresco e de sabor levemente adocicado, o mascarpone é um queijo muito versátil, pela sua consistência cremosa e sabor indulgente. Oriundo da província de Lombardia, na Itália, ele é consumido no país como um cream cheese em antepastos, torradinhas e como ingrediente nas mais variadas receitas.

Apesar de não ser muito comum de encontrá-lo no Brasil, você acha o seu mascarpone com facilidade no Zona Sul, fazendo seu pedido online ou indo até a loja mais próxima.

Receitas com mascarpone

Geralmente, o queijo em questão é associado às sobremesas devido ao seu toque naturalmente mais doce, porém é possível criar inúmeras receitas com o mascarpone ou consumí-lo em aperitivos, sanduíches e torradinhas.

Entradinhas com mascarpone

O Expert Zona Sul em Queijos e Frios André Guedes indica salpicar o mascarpone com ervas finas ou frutas secas como figo ou tâmaras. Um aperitivo colorido e fácil de fazer é misturar um pouco do condimento de ervas finas na pasta e colocar um pedaço de uma das frutas por cima.

“Servir canapés doces e salgados com mascarpone é certeza de sucesso.”

Expert em Queijos e Frios André Guedes

Outra ideia para um canapé sofisticado e nutritivo é combinar damascos (secos ou in natura) e mascarpone. A combinação dá tão certo que virou até sabor de sorvete.

O cremoso queijo italiano vai além dos aperitivos e combina com pratos salgados e, sem dúvidas, com as sobremesas. Para utilizar o seu italianíssimo queijo mascarpone com propriedade, fique de olho nas receitas dos Experts, Chefs Zona Sul e convidados, e garanta os seus ingredientes no supermercado mais amado do Rio.

Conchiglioni recheado com mascarpone, espinafre e nozes

Se era prato salgado que você queria conhecer para usar o seu mascarpone, a Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu ensina a preparar uma massa bem italiana! O conchiglioni, como o nome indica, é um tipo de massa em formato de conchas e fica muito bem recheada e com molho!

Para aprender todo o passo a passo do seu conchiglioni recheado, baixe o e-book Sabores da Itália gratuitamente.

Tiramisú clássico

Não tem como falar de mascarpone sem associar a uma das sobremesas italianas mais amadas de todos os tempos, o tiramisú. A receita utiliza o mascarpone, claro, além do toque do café e aquela camada generosa de biscoitos champagne.

Apesar de muita gente achar que a elaboração do doce é complicada, a receita da Chef Zona Sul Beth de Sá prova que você pode degustar essa delícia gastando muito pouco tempo.

Ingredientes

Modo de preparo

  • Em uma vasilha grande, misture gentilmente o mascarpone e o leite condensado, acrescente as gemas peneiradas até formar um creme meio amarelado claro, coloque o licor e reserve.
  • Em seguida, acrescente as claras em ponto de neve, mas não misture muito. O segredo da receita é a paciência, misture bem suave e reserve este creme.
  • Em outra vasilha coloque o café e o licor de sua preferência e rapidamente embeba o biscoito no café. O biscoito não pode estar muito molhado.
  • Disponha em um refratário retangular: 1 camada de biscoito, 1 camada de creme, a última camada tem que ser de creme, por último polvilhe o chocolate em pó por cima. Leve à geladeira coberta com plástico filme por mais ou menos 6 horas.

Tiramisú na hora é na pâtisserie Zona Sul

Se você é um apaixonado por café, confira ainda mais receitas utilizando o café como ingrediente. Você também pode provar seu tiramisú do Ateliê Doce Zona Sul, preparado pelo Expert Dominique Guerin.

Tiramisú de frutas vermelhas

O clássico tiramisú com aquele toque de café você já conhece, mas está na hora de experimentar um tiramisú de frutas vermelhas. A receita italiana é do Chef Zona Sul David Eleutério e vai conquistar você.

Ingredientes

  • 2 pacotes de biscoito champagne sem açúcar cristal
  • 6 gemas
  • 2mL de extrato de baunilha
  • 300g de açúcar refinado
  • 1kg de mascarpone
  • 100mL de cognac
  • 500g de frutas vermelhas como morangos, mirtilos, amoras e framboesas
  • 200g de chocolate branco ralado
  • 500mL de leite

Modo de preparo

  1. Separe uma parte das frutas e reserve.
  2. Coloque o restante das frutas com 150g de açúcar numa panela e cozinhe até que esteja compotado. Reserve.
  3. Coloque as gemas e 150g do açúcar num bowl e leve em banho maria batendo muito.
  4. Quando estiver montado coloque numa batedeira e monte até ficar firme.
  5. Junte as gemas batidas com o mascarpone e misture bem. Reserve.
  6. Junte o leite com o cognac. Passe os biscoitos no leite e coloque num recipiente, alternando com o creme de mascarpone e a compota de frutas.
  7. Finalize com o chocolate branco e decore com as frutas vermelhas reservadas.
  8. Mantenha em refrigeração.

Cheesecake de frutas vermelhas no pote

Se tem uma sobremesa elegante que mistura o sabor do queijo com o paladar adocicado é a cheesecake. Sabia que é possível preparar uma versão prática e rápida da sobremesa para servir em potinhos?

Veja a receita completa de chessecake de frutas vermelhas do Chef Fábio Montysuma, convidado da Estação Sabores Zona Sul.

Morangos marinados com balsâmico e mascarpone batido

O Expert em Azeites e Temperos Marcelo Scofano indica adicionar mascarpone a uma deliciosa receita de moragos marinados com balsâmico. Basta seguir o passo a passo abaixo e trocar o chantilly por mascarpone batido.

Morangos marinados no azeite e vinagre balsâmico por Marcelo Scofano.

Para conhecer mais a Itália

Por fim, se você é um carioca de coração com um pezinho na Itália, vai gostar de conhecer ainda mais delícias da gastronomia do país que deu origem à pizza e a uma infinidade de vinhos premiados. Confira alguns artigos e buon appetito!