Você sabe o que é a doença celíaca? Conhecida popularmente como intolerância ao glúten, não tem nada de “modinha” e pode causar problemas sérios de absorção de nutrientes pelo organismo. Entretanto, é possível adotar uma dieta sem glúten com muito sabor e variedade. Conecte-se ao mundo da gastronomia gluten free com receitas que vão agradar a todos!
Aqui você vai ver:
O que é a doença celíaca
Muita gente acha que ingerir alimentos sem glúten é uma moda fitness, mas na realidade a intolerância à substância é algo muito mais sério.
O Ministério da Saúde define a doença celíaca como “uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, nome geral para as proteínas encontradas no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces”. A doença causa dificuldades ao organismo para absorver nutrientes, vitaminas, sais e água dos alimentos.
Apesar da aveia não conter glúten, ela tem uma proteína chamada avenina, semelhante ao glúten, que pode causar reações aos celíacos.
De acordo com a Celiac Disease Foundation , estima-se que a doença afete 1 em cada 100 pessoas em todo o mundo, mas apenas cerca de 30% são diagnosticados adequadamente. Por ser hereditária, pessoas com um parente de primeiro grau com a doença celíaca possuem um alto risco de desenvolvê-la.
Maio Verde: maio é o mês da Conscientização da Doença Celíaca.
Sensibilidade x intolerância
Existem pessoas que apesar de não serem portadoras da doença celíaca, sofrem com sensibilidade não celíaca ao glúten/trigo. Elas apresentam sintomas semelhantes aos da doença celíaca, que geralmente desaparecem quando o glúten é removido da dieta. No entanto, eles não testam positivo para a doença.
Dia 16/5 é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca, dia do nascimento do Dr. Samuel Gee, pesquisador que associou os sintomas da doença celíaca à dieta.
Tratamento e dieta restritiva
Apesar de não haver cura para a doença celíaca, é possível realizar o tratamento aderindo a uma dieta vitalícia sem glúten, evitando alimentos com trigo, centeio e cevada, como pão e cerveja.
A Lei 10.674/03 estabelece que os rótulos devem conter as inscrições “contém glúten” ou “não contém glúten”.
É importante ficar de olho nos rótulos dos produtos, que devem informar se um alimento contém ou não a substância em sua composição, uma vez que a ingestão de pequenas quantidades pode causar danos ao intestino delgado de quem possui a doença. Também é importante lembrar que “sem trigo” não significa necessariamente “sem glúten”.
A boa notícia é que atualmente existe uma grande gama de produtos sem glúten para tornar a dieta dos celíacos muito mais interessante: de farinhas a snacks, e até mesmo cervejas!
Ingredientes e receitas sem glúten
Não é porque não tem glúten que precisa ser sem graça, não é mesmo? Para os amantes de pães, cervejas, massas e biscoitos, é possível criar um mundo de receitas com ingrediente gluten free, desde petiscos a sobremesas. Anote essas ideias para um cardápio diário, do café ao happy hour com ingredientes do dia a dia que não contém glúten.
Tapioca pra todas as horas
Quer melhor notícia do que saber que tapioca não contém glúten? A tapioca é feita da goma de mandioca e naturalmente não contém a substância. Queridinha dos brasileiros, principalmente no norte e nordeste do Brasil, a tapioca substitui facilmente o pão francês típico do café da manhã do carioca.
Para acertar em cheio nas receitas, escolha Tapioquíssima, que você só encontra no Zona Sul.
Tapioquíssima de banana com emulsão de chocolate
Imagine aquela tapioca macia e saborosa recheada da fruta mais brasileira de todas, a banana! Isso tudo com uma emulsão de cacau pra ninguém botar de defeito. Acredita que não tem glúten? Confira a receita do Expert Marcelo Scofano.
Dadinhos de tapioca
Para o petisco, aposte nos dadinhos de tapioca, receita da Expert Lorena Abreu. Uma ótima opção para o lanche saudável das crianças. Clique e confira a receita dos dadinhos da Lorena.
Crepioca fit de queijo e tomate
Uma receita que é perfeita para o café e para o almoço é a crepioca, uma mistura de tapioca com omelete. É muito fácil de fazer, saborosa e, claro, sem glúten. Aprenda a preparar uma crepioca fit e vegetariana de queijo com tomate com Lorena Abreu.
Ingredientes para a massa
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de goma de tapioca
- 2 colheres de sopa de semente de linhaça dourada
- 1 colher de café de cúrcuma em pó
- Pitada de sal marinho e pimenta do reino a gosto
- Fio de azeite extravirgem
Ingredientes para o recheio
- ½ tomate maduro sem sementes cortado em cubinhos
- ½ cebola roxa cortada fininha refogada
- 2 fatias de queijo mozzarella de búfala ou outra
- Orégano seco a gosto
Arroz, o verdadeiro “arroz de festa”
Sim, o arroz pode ser sim o seu “arroz de festa” e estar presente em todas as suas festividades, incluindo o bolo! Afinal, com o uso da farinha de arroz é possível criar receitas de bolos e pães em substituição à tradicional farinha de trigo.
Já para a elaboração de pratos principais, pode cozinhar sem arroz sem medo, pois o cereal é livre de glúten e hipoalergênico.
Moqueca de caju com arroz de coco
Para quem ama a brasilidade de uma boa moqueca, pode preparar essa deliciosa moqueca de caju com arroz de coco que, além de vegetariana, não tem glúten. A castanha é uma oleaginosa livre de glúten, todavia, se você é celíaco, fique atento ao rótulo para verificar se não corre o risco de contaminação cruzada com resquícios de outros alimentos.
Bolo de arroz de liquidificador fácil
Bateu vontade de um bolinho com café Me Bebe? A Chef Zona Sul Beth de Sá ensina a preparar um delicioso bolo fácil feito com arroz cru no liquidificador. Para a versão sem lactose, basta trocar o leite pela bebida vegetal de amêndoas. Anote o passo a passo:
Ingredientes
- 4 ovos
- 3/4 xícara (chá) de óleo
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite (opcional, pode subsistir pode leite de amêndoas)
- 2 xícaras (chá) de arroz cru
- 100 g de coco seco ralado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo
- Deixe o arroz de molho em água por 8 horas (não pode ser arroz parboilizado) e escorra em uma peneira;
- Em um liquidificador, bata os ovos, o óleo e o açúcar;
- Adicione o arroz e o leite continue batendo até ficar homogêneo;
- Coloque o queijo e o coco e bata pouco, apenas para misturar;
- Junte o fermento e bata rapidamente;
- Coloque em uma forma média untada e polvilhada e leve ao forno por 35 minutos ou até ficar douradinho.
Brownie de chocolate com feijão (com farinha de arroz)
Você deve estar se perguntando o que brownie e arroz têm em comum. E o feijão?! A verdade é que é possível fazer um brownie delicioso de chocolate sem glúten utilizando farinhas de arroz e amêndoas, manteiga ghee e chocolate gluten free. E o feijão é o ingrediente surpresa que vai fazer seu brownie mais saudável e gostoso. Pode acreditar!
Para mais sobremesas, veja mais 5 receitas com ovos e sem glúten.
Milho “de milhões”
O milho é aquele ingrediente versátil perfeito, pois não contém glúten. Logo, celíacos podem consumir pipoca, pamonha, canjica e outras receitas que utilizem ingredientes gluten free.
Já para os pratos salgados, a farinha de milho (fubá) pode dar origem a um clássico angu ou à polenta. Lembrando que pode haver risco de contaminação cruzada com outros cereais ou grãos ao comprar seu fubá, devido à mistura com soja e trigo na colheita e transporte. Verifique o rótulo sempre para garantir um fubá aprovado!
Polenta no azeite extravirgem
A polenta é aquela delícia com um pezinho na Itália que vai deixar os seus pratos mais interessantes. Confira o passo a passo para preparar a sua com o Expert em Azeites e Temperos Marcelo Scofano.
Receita de polenta no azeite extravirgem
Ingredientes
- 500 g fubá de milho
- 1 litro água fervente
- ½ colher de sopa sal
- 60 ml azeite extra virgem San Frediano
- 3 unidades dentes de alho amassado e descascado
- ½ unidade cebola pequena ralada
Modo de Preparo
Dissolva o fubá na água fria. Em uma panela, coloque uma colher de sopa de azeite, a cebola ralada, em seguida o alho amassado e o sal, e refogue até dourar. Logo após, adicione o fubá diluído em água e mexa bem por cerca de 15 minutos até obter uma consistência cremosa e firme. Despeje um tabuleiro untado com azeite, nivele com a ajuda de uma colher a parte superior, alisando bem e deixe amornar.
Corte em retângulos, passe levemente no fubá e frite no azeite extravirgem. Prontinho!
Filosofias e restrições alimentares
Se você se interessa por receitas que funcionem bem para quem segue dietas restritivas, sejam elas opcionais ou por questões de saúde, fique de olho nessas dicas e deixe o seu dia a dia mais saudável e gostoso:
Sem lactose
- Lacfree com amor: aprenda suas receitas favoritas sem lactose e com muito sabor
- Sucos refrescantes, detox e vitaminas zero lactose para fazer em casa
Veganas
- Dia da comunidade árabe: celebre a data com receitas típicas e veganas
- Dicas para uma feijoada vegana perfeita com o sabor do Brasil
Vegetarianas (com ovos)
- 15 Receitas com ovos: os clássicos, os típicos e ideais para o café da manhã
- Na brasa sem carne: como fazer um churrasco vegetariano
- Ceia vegetariana: opções para variar no Natal com sabores irresistíveis
Light ou low carb