Enquanto no Brasil ele é popularmente consumido em receitas doces e vitaminas, no México e em outros países da América do Sul ele é queridinho dos pratos salgados e bastante temperados. Se você ainda não conhece a versatilidade do abacate, é hora de conhecer os benefícios e receitas com essa fruta representativa da região sudeste do Brasil.

Aqui você vai ver:

Benefícios do abacate

Ele é cremoso, macio e bem farto. O abacate é sinônimo de saciedade e nutrição. Versátil (e não só na gastronomia), a fruta é utilizada também na produção de cosméticos e terapêuticos, com efeito calmante e hidratante. Em usos culinários, seu sabor levemente adocicado e textura macia são perfeitos para diversas receitas doces e salgadas.

“Apesar de ser um fruta calórica é uma das mais poderosas em termos nutricionais e funcionais. Hoje sabemos que o abacate não engorda e até auxilia na perda de peso.”

Fonte: Associação Abacates do Brasil

De acordo com a publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, do Ministério da Saúde, a fruta é basicamente constituída por ácidos graxos não saturados (ou insaturados), o que está relacionado com a redução dos níveis de colesterol e consequentemente com a prevenção de doenças cardiovasculares.

Gordura boa: o abacate contribui para a redução dos níveis do colesterol.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as gorduras insaturadas fazem parte de uma alimentação saudável. Gorduras não saturadas (presentes em peixes, abacates, nozes, azeites de girassol, soja, canola e azeite) são preferíveis às gorduras saturadas e às gorduras trans de todos os tipos, principalmente as produzidas industrialmente.

Ácidos graxos insaturados são popularmente conhecidos como “gordura boa” e têm origem vegetal

O abacate no Brasil e no mundo

O abacate é uma fruta que adora o calor do clima tropical. Os principais produtores estão na África e nas Américas do Sul e Central, além de Israel, Espanha e Estados Unidos (Califórnia). Mas o principal produtor mundial de abacate é inegavelmente o México, responsável por cerca de 40% do mercado mundial (fonte: CEPEA).

A fruta, originária da América Central, foi introduzida no Brasil apenas no século XIX e tem como maiores produtores nacionais os Estados de Minas e São Paulo.

São Paulo é o maior produtor de abacate no Brasil.

Fonte: IBGE (2021)

De acordo com o relatório de agricultura da FAO, o abacate tem sido a fruta tropical que mais experimentou o crescimento de produção nos últimos anos e estima-se que ela seja a mais comercializada até 2030. O futuro é promissor para o abacate!

Avocado é abacate?

Apesar de avocado ser a tradução de abacate em inglês, existem diferenças entre os dois tipos de fruta. O avocado é uma variação do abacate, de casca mais grossa e escura. Quanto ao tamanho, o avocado também é menor, levemente menos doce e mais firme.

Segundo a associação sem fins lucrativos Abacates do Brasil existem mais de 500 tipos de abacate conhecidos. No entanto, o abacate como conhecemos, maior, de casca lisa e bem verde, não é tão comum na América Latina e nos EUA, mas é facilmente encontrado no Brasil.

Entre as variedades mais comercializadas estão o abacate Hass (o avocado, de casca mais escura), Breda (safra comum no verão), Margarida, Quintal, Ouro verde (o abacate do inverno), Fortuna e Geada (os maiores).

O avocado, portanto, é sim um tipo de abacate! Das variedades conhecidas, ele é o de textura mais firme e versátil, adorada pelos chefs em preparos culinários. Mas todas os outros tipos são muito bem vindos nas mais distintas receitas!

Receitas com abacate

Você pode consumir o seu abacate in natura: para os amantes do salgado, basta adicionar uma pitada de sal e gotinhas de limão e, para os amantes do doce, um pouco de mel.

Mas para pensar “fora da caixa” utilizando uma fruta tão versátil como o abacate, que tal se inspirar em novas receitas? Fique de olho nas ideias e escolha o seu menu para hoje.

Salada tropical de abacate com tomate e manga + Guacamole

Quer surpreender os amigos com uma entradinha saudável e saborosa? Uma saladinha pode ser perfeita! Com um toque de vinagre balsâmico e raspas de limão a receita fica incrível. Outra opção é preparar um guacamole para petiscar com Garytos. As duas receitas você encontra no vídeo a seguir:

Salada tropical de abacate + Guacamole

Tacos del Brasil por Thays Costa

Um símbolo mexicano com um toque de brasilidade pelas mãos da Chef Zona Sul Thays Costa. Com muito camarão e pimentinhas, o tempero é o diferencial desse irresistível prato.

Tacos del Brasil por Thays Costa.

Molho hollandaise de abacate por Lorena Abreu

O molho hollandaise (molho holandês) é um curinga na cozinha. Pode ser servido com carnes e peixes ou em montagem de pratos como ovos beneditinos, muito consumidos no café da manhã nos EUA. A Expert Lorena Abreu ensina a preparar uma receita de molho holandês com abacate. Confira:

Ingredientes

  • ½ xícara de abacate maduro amassado
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco
  • 2 colheres de sopa de mostarda djon – opcional
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • ½ xícara de água filtrada
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em um liquidificador ou mixer, coloque todos os ingredientes e bata bem até obter um molho liso e homogêneo. Prove e ajuste os sabores.

Torradinhas de abacate com salmão por Lorena Abreu

O abacate também é um ingrediente queridinho para o preparo de bruschettas, canapés e torradinhas. A Expert Lorena Abreu combinou lâminas de avocado com sour cream, salmão defumado e ervas sobre um pão tostado para um nutritivo café da manhã.

Poke Bowl por Carlos Ohata

O poke nasceu no Havaí mas tem muita influência japonesa. Muito fácil de preparar, o prato é refrescante e colorido, e vai bem para todas as ocasiões, como entrada ou prato principal.

Para fazer seu poke bowl, confira o passo a passo do Expert Carlos Ohata:

Ingredientes (serve 5 porções)

  • 40g de arroz avinagreado
  • 30g de salmão fresco em cubos
  • 30g de atum fresco em cubos
  • 10g de camarão limo cozido em pedaços
  • 10g de pepino japonês em cubos
  • 10g de avocado em cubos
  • 1 colher de sobremesa de cebolinha picada
  • 3g de gergelim picado
  • 1 tortilla de milho Garytos

Modo de preparo

  • Arroz: cozinhe 100g de arroz oriental só com água até ficar al dente. Retire da panela, coloque em um bowl e acrescente 30mL de tempero avinagrado para sushi misturando bem até que o vinagre esteja em todo o arroz. Reserve e aguarde esfriar.
  • Modo de montagem: em outro recipiente, acrescente os cubos de peixe, os pedaços de camarão, o avocado, o pepino e a cebolinha, misturando bem. Acrescente o gergelim no arroz fazendo uma base. Coloque a mistura dos peixes por cima e uma tortilla de milho ao lado.

Mousse de abacate com cacau por Thays Costa

A Chef Zona Sul Thays Costa já provou que o inhame pode virar um petit suisse natural perfeito para as crianças. Agora é a hora de provar que o abacate pode virar uma mousse incrível!

Ingredientes

  • 2 abacates pequenos
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 5 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo

  1. Coloque no liquidificador.
  2. Bata bem até ficar homogêneo.
  3. Coloque o creme em duas taças e leve para a geladeira por 30 minutos.

Mousse de abacate com tâmaras por Lorena Abreu

Se você quiser misturar o sabor do abacate com o poder nutricional das tâmaras, a dica é preparar uma mousse de abacate com tâmaras e raspas de laranja Bahia. Confira a receita da Expert Lorena Abreu:

Ingredientes

  • 2 avocados maduros
  • 6 tâmaras medjool Frutoro
  • 1 leite de coco
  • chocolate ou cacau em pó Mãe Terra
  • extrato de baunilha
  • raspas de laranja bahia
  • flor de sal

Modo de preparo

Coloque o avocado, a tâmara, o leite de coco, o chocolate em pó e o extrato de baunilha no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Passe todo o mousse para um recipiente e incremente com as raspas de laranja e a flor de sal.
Está pronto para ser servido!

Dicas de armazenamento e aproveitamento

O abacate é uma fruta que dá origem a diversos produtos para consumo e é possível fazer um aproveitamento integral da fruta. O óleo do abacate, por exemplo, pode ser obtido da sua casca, as folhas da árvore podem virar infusões com finalidade diurética e a farinha da semente do abacate pode ser adicionada aos preparos culinários.

Sobre sua conservação, fique atento: o abacate é uma fruta que só amadurece depois de colhida. Por isso, se o seu abacate estiver duro, espere alguns dias até ele amadurecer e ficar macio ao toque. Nada de colocar no forno para acelerar o seu amadurecimento. Basta colocá-lo em temperatura ambiente.

Se você precisar conservar parte do seu abacate depois de aberto, mantenha-o com o caroço, banhe em limão, passe um plástico-filme por volta e armazene na geladeira. Isso impedirá que sua polpa escureça.

Escureceu a polpa mas o sabor está perfeito? Misture com cacau em pó ou tâmaras e crie receitas diferentes.

Todavia, se o seu abacate amadurecer demais e sua polpa escurecer, não precisa descartá-lo. Basta provar e conferir se o sabor está em dia. A Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu recomenda o seu uso em receitas cremosas, como mousses, vitaminas, tortas, entre outros. Para disfarçar o aspecto mais escurecido, misture com ingredientes como cacau em pó, chocolate, tâmaras etc.

Do hortifruti Zona Sul até a sua casa

Melhor do que consumir abacate é consumir um abacate de qualidade, fresquinho e saudável! Para garantir uma escolha bem feita, o Zona Sul trabalha com produtores do Grupo Vegetais Saudáveis, que utilizam processos produtivos baseados nos requisitos das boas práticas agrícolas, entregando ao mercado alimentos seguros, com qualidade e garantia de origem.

De onde vem? Abacates Zona Sul.

Além da boa escolha dos produtores, todos os colaboradores do supermercado mais amado do Rio efetuam uma criteriosa seleção no setor de hortifruti online, para garantir que o seu pedido seja fresquinho desde o estoque até a sua casa.

Coloque mais abacate no seu dia a dia e busque sempre uma alimentação mais saudável!