Calor, sol, praia, passeios ao ar livre, amigos e bate papo. Não tem nada mais gostoso que o verão carioca. Para acompanhar o clima, que tal experimentar receitas leves e geladinhas para refrescar? Acompanhe essa lista de receitas e deixe a sua estação ainda mais deliciosa!
Pratos salgados com frutas
As frutas são ótimas companheiras da saúde e da alimentação. Assim como os legumes e verduras, elas são a base de uma alimentação saudável, prevenindo diversos tipos de doenças.
Dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) mostram que, em 2017, cerca de 3,9 milhões de mortes em todo o mundo foram atribuídas à falta do consumo de frutas, legumes e verduras em quantidades suficientes (fonte: Ministério da Saúde).
Somente 24,1% dos brasileiros ingere a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela OMS.
Por isso, além de frescas e suculentas, as frutas devem fazer parte do seu menu não somente no verão, mas no ano todo. E para diversificar o cardápio, elas não precisam apenas fazer parte do seu café da manhã ou sobremesa, mas podem ser adicionadas às demais refeições, como almoço, jantar e antepastos.
Tacos del Brasil por Thays Costa
Você conhece os “tacos”? Tipicamente mexicanos, eles ganharam uma nova roupagem bem tropicana com a Chef Zona Sul Thays Costa, que mistura manga e camarões à receita, que também conta com ervas frescas, queijo de ovelha e iogurte natural.
Para essa incrível receita com o sabor do verão carioca, você conta com ingredientes exclusivos Zona Sul, como a manga Palmer já cortadinha em pedaços Quasi Pronto e a linha de iogurtes Da Matina.
Salada e entradinha com melão
A Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu adora inovar nas suas receitas com frutas e ingredientes naturais. Sendo assim, fica fácil pensar em uma forma diferente de consumir o melão, que é uma fruta que hidrata, possui alto poder alcalinizante e é repleto em sais minerais.
Uma refeição com o melão como ingrediente, além de gostosa e nutritiva, pode ficar bem colorida, uma vez que existem diversos tipo de melão, como o Orange, Amarelo, Cantaloupe, entre outros.
Lorena Abreu indica que, para preparar uma salada sem erro, a dica é misturar melão com queijo, nozes e rúcula. E para uma refrescante recepção, uma entrada combinando melão com presunto de Parma, ou com queijo e Pesto. Você também pode fazer um espetinho de melão em cubos com fatias de peito de peru da linha exclusiva Pega Leve.
Você encontra ainda mais receitas com manga no e-book de Receitas Especiais Quasi Pronto.
Receitas com peixes ideais para o verão
Verão combina com peixes e frutos do mar, que compõem pratos mais leves e geralmente vão muito bem com vinhos brancos, rosés e espumantes.
Entre os peixes mais consumidos no Brasil estão a tilápia e o tambaqui. Seis em cada dez peixes cultivados no Brasil são tilápias. A espécie é bem conhecida pelos consumidores de todas as regiões do país, sendo o principal produto da piscicultura nacional, representando 60% da produção, seguido pelo tambaqui, sendo este de consumo mais regionalizado no centro-oeste e norte (fonte: EMBRAPA).
Por isso, anote essas receitas para deixar o seu verão ainda mais gostoso.
Costelinha de tambaqui
Sabia que a costelinha de tambaqui fica uma delícia na churrasqueira? O Expert Carlos Ohata sugere este e outros pescados para preparar na brasa, já que churrasco também pode ser de peixe, como pirarucu, sardinha e até bacalhau. Para aprender a preparar uma costelinha de tambaqui com mandioca grelhada e cachaça, baixe o e-book Sabores do Brasil.
Tilápia empanada com creme de baroa
A tilápia, campeã de consumo no Brasil, vai bem em filés, grelhada com a manteiga com ervas exclusiva Zona Sul e fica divina quando empanada, acompanhada de creme de baroa, como ensina o Expert Carlos Ohata.
Para garantir um peixe de qualidade, não abra mão de conhecer sua procedência e fique atento à forma correta de escolher seu peixe.
Receitas com sorvete
Não tem como pensar em verão sem lembrar do sorvete. Uma sobremesa refrescante, que oferece versatilidade e ainda deixa a criançada feliz. Separe o seu sorvete Gelad e aprenda a utilizá-lo como acompanhamento e ingredientes de receitas diferentes, como um smoothie ou carpaccio.
E, caso você não resista à tentação de consumir aquela bola geladinha de sorvete sozinha no potinho, você também pode finalizar a sua sobremesa com uma farofa de castanhas: basta pegar a castanha-de-caju, de preferência com sal, e bater no liquidificador até formar uma farofa e salpicar sobre o sorvete.
Carpaccio de abacaxi com sorvete de coco
Imagine um abacaxi bem tropical temperadinho com pimenta-rosa, flor de sal e azeite. Será que combina? O Expert Marcelo Scofano prova que sim! Aperte o play e fique com água na boca!
Para preparar seu antepasto tropical, você nem precisa perder tempo descascando seu abacaxi e pode garantir praticidade com a linha Quasi Pronto, exclusiva do supermercado mais amado do Rio.
Smoothie de manga com Gelad de Creme
O smoothie é uma bebida densa e refrescante, que não é nem vitamina nem milkshake. O smoothie engloba mais ingredientes e usa principalmente sorvete para dar mais cremosidade à mistura, sendo considerada uma bebida “grande”, para ser degustada por mais tempo.
Você pode criar diferentes smoothies brincando com sabores e combinações, sejam eles não alcoólicos ou com um toque de alguma bebida alcoólica.
O mixologista do Bar do Rio Claudio Adriano indica manga e sorvete de coco como o casal perfeito, pois os sabores fortes e marcantes das frutas se equilibram. Para uma versão alcoólica, você pode adicionar vodka.
“Quando feito sem álcool, o smoothie é uma vitamina mais densa, e com álcool, é menos denso que uma batida. Parece simples, mas isso já dá ao smoothie uma personalidade própria.”
Mixologista Zona Sul do Bar do Rio, Claudio Adriano
Bebidas refrescantes
O clima quente do verão faz com que o corpo perca líquido e sais minerais. Por isso, é importante repor água e nutrientes. Sendo assim, beba bastante água e não espere sentir sede pra isso, pois a sede já pode ser um pequeno sinal de desidratação.
Há uma série de elementos químicos presentes na água que são fundamentais para a nossa saúde e bem-estar.
Fonte: SGB (Serviço Geológico do Brasil)
Ao escolher sucos, prefira os integrais, pois contém o sumo natural da fruta, sem adição de conservantes ou aromatizantes, como os sucos Pippa. Todavia, não deixe que os sucos substituam a ingestão de água.
Uma alternativa que vem conquistando os paladares é a Kombucha, uma bebida considerada funcional devido aos benefícios que traz à saúde. Levemente frisante devido à fermentação natural das leveduras (o que faz da Kombucha um probiótico), a bebida é ideal para começar o dia ou para ser ingerida após as atividades físicas.
Você encontra diversos sabores, com propriedades energizantes, calmantes e digestivas com a nova linha Me Bebe Kombucha!
Bônus: o clássico churrascão
Impossível falar de verão, sol, piscina e Rio de Janeiro sem mencionar o churrasco. Uma refeição que tem o seu significado cultural, pois é a desculpa perfeita para juntar a galera sem muitas formalidades e deixar todo mundo descontraído.
Mas não se engane com o jeitão descansado do churrasco, pois escolher a dedo os ingredientes faz toda a diferença e planejar tudo com antecedência é o segredo de um “churras” bem sucedido. Siga as dicas para preparar um churrasco perfeito e economize tempo com os Kits para Churrasco Zona Sul.
E para acompanhar, o Expert em carnes Jimmy Ogro ensina a fazer uma singular farofa colorida, que faz o par perfeito com um steak de picanha suína.
E claro, para complementar o sabor dos bovinos e suínos, escolher a cerveja que combina com sua carne também faz a diferença. Geralmente associado ao churrasco, o estilo Pilsen costuma ser o mais popular. As cervejas mais leves de trigo (Witbier) também entram na lista e combinam muito bem com peixes na grelha, de acordo com o Expert em cervejas José Padilha.
Curta cada dia de calor com os mais incríveis sabores de verão e garanta seus ingredientes fresquinhos e selecionados com o Zona Sul!